Estudantes de Mosqueiro aprendem sobre o meio ambiente em visita ao Mangal
Para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local e incentivar a conscientização ambiental entre os estudantes, diversas escolas realizam visita monitorada pelo Mangal das Garças diariamente. Nesta quinta-feira, 18, foi a vez dos estudantes da Escola Professor Aberlado Leão Conduru, do distrito de Mosqueiro, conhecerem o parque zoobotânico.
Apesar de morarem próximo a Belém, nenhum dos 40 alunos que realizaram a visita conhecia o Mangal das Garças. O espaço encantou os estudantes da 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental. “Muito bacana, a gente pôde conhecer mais Belém, a fauna e ver muitas coisas, até mesmo sobre o tratamento dos animais”, destacou Madyla Fernanda, 14 anos.
Suzanne Almeida, professora responsável pelo grupo, contou que a visita ao Mangal faz parte de um projeto de conscientização das riquezas ambientais e patrimoniais do estado, no qual o conhecimento adquirido será aplicado em sala de aula. “A gente está trabalhando aqui uma interdisciplinaridade com professor de ciências, de geografia, de estudos amazônicos, despertando nesses alunos o conhecimento da sua própria cultura, daquilo que faz parte da sua natureza, do seu estado, do seu povo e das suas raízes. Trabalhamos esse conteúdo e esses valores dentro da sala de aula, mas só o conhecimento teórico não resolve nada, temos que juntar a teoria com a prática, fazer um elo com o que eles estão estudando no livro e mostrar in loco pra eles”, ressaltou.
Durante a visita, os estudantes documentaram tudo, entrevistando os monitores do parque, filmando e fotografando. O resultado do roteiro será um portfolio que comporá a primeira avaliação deles. Para Madyla, o conhecimento adquirido servirá não só para as provas bimestrais, mas também para a formação dos alunos como cidadãos. “Vai melhorar bastante o nosso conhecimento, porque aqui a gente aprende a cuidar mais do meio ambiente, não maltratar e respeitar os animais e isso é muito importante”.
Para realizar visitas monitoradas ao Mangal das Garças, é necessário agendar pelo email [email protected]. As visitas podem ser realizadas de terça a sexta-feira, nos horários de 9h, 10h30 e 14h30 e 16h. Mais informações: (91) 3242-5052.