Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Delta prende 18 pessoas e apreende drogas na Grande Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/06/2015 19h28

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (18) a operação "Delta", provocada por denúncias anônimas repassadas pela população ao serviço Disque-Denúncia, telefone 181. Ao todo, 18 pessoas e três adolescentes, entre foragidos e presos em flagrante, foram capturados em Belém e região metropolitana. Além dos presos, drogas, apetrechos usados para preparar entorpecentes e até uma moto com placa adulterada foram apreendidos.

Segundo o delegado Marco Antonio Duarte, a operação teve como objetivo apurar denúncias feitas pela comunidade ao 181, serviço telefônico que recebe 24 horas denúncias anônimas diversas, como localização de criminosos e locais de tráfico de drogas, entre outros tipos de crime. Todas as denúncias têm o sigilo garantido. Outras operações do tipo serão executadas na Grande Belém e no interior do Estado.

Com base nas denúncias, as equipes da Polícia Civil foram às ruas para apurar as informações. No bairro da Cremação, em Belém, foram presas três pessoas por tráfico de drogas, e mais de 100 petecas de cocaína foram apreendidas. Entre os presos está Maria Cândida Anjos da Silva, 58 anos, conhecida como "Mackel", considerada a principal traficante da área. Com ela, 20 petecas de cocaína foram apreendidas, segundo o delegado Aldo Botelho, diretor da Seccional da Cremação.

Em Benevides, os policiais prenderam quatro pessoas por tráfico de drogas. Três delas – Célio Heleno Ferreira Mendonça, 19 anos; Dayane Moraes Pantoja, 18, e Fagner Roberto Rodrigues de Almeida, 19 – foram flagradas em uma casa, na rua 15 de Novembro, bairro Independente, com 45 petecas de pasta de cocaína e uma trouxa de maconha. Em depoimento, os presos afirmaram que a droga era transportada até o local escondida dentro de brinquedos, como bonecos e ursos de pelúcia. Em outro local, na rua Jarbas Passarinho, foi preso Júlio Cézar Nunes Pinheiro, 23, com quem onze petecas de pasta de cocaína, quatro pedras de óxi de cocaína e cinco cabeças de maconha tipo limãozinho, foram apreendidos.

Em Ananindeua, a equipe policial flagrou um homem que conduzia uma moto com a placa encoberta por um papel, o que configura a adulteração de sinal identificador. O veículo foi apreendido e o acusado autuado em flagrante pelo crime. No bairro do Icuí-Guajará, a equipe da Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do bairro prendeu Walex de Oliveira Resende, condenado pela Justiça há oito anos de prisão por roubo e que estava foragido. No conjunto Paar, em Ananindeua, foi apreendido mais de meio quilo de maconha prensada. A droga estava com duas pessoas, pai e filho de 16 anos, que foram conduzidos para a unidade policial.

Em Santa Bárbara do Pará, um adolescente que estava na condição de fugitivo foi recapturado por policiais militares e apresentado ao delegado Silvio Garcia, na Unidade Integrada do município. No município de Marituba, dois mandados de prisão foram cumpridos. Um dos presos responde por homicídio e o outro, por estupro. No distrito de Decouville, em Marituba, os policiais civis prenderam um foragido por crime de estupro.

Em Belém, no bairro do Tapanã, distrito de Icoaraci, a equipe da UIPP do bairro prendeu uma pessoa com um quilo de drogas. No bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, a equipe da Delegacia do Júlia Seffer flagrou um local que era usado como laborátório de drogas, no fundo do quintal de uma casa. Os ocupantes do local fugiram, mas os policiais apreenderam produtos usados no tráfico, como barrilha, e pedras de óxi dissolvidas.

Ainda durante a operação no bairro, um adolescente foi apreendido. Contra ele, havia dois mandados judiciais de busca e apreensão por roubo. No bairro da Guanabara, policiais civis prenderam em flagrante o autor do furto de uma bicicleta e um foragido envolvido em roubo. No Jurunas, foi recapturado um fugitivo da Colônia Agrícola Heleno Fragoso que responde por roubo.