Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Campanha junina do Hemopa tem saldo positivo de comparecimentos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/06/2015 16h21

A campanha de doação de sangue junina da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) registrou até esta quinta-feira (18) 1.696 comparecimentos de voluntários e 1.297 coletas de bolsas de sangue, o que revela a média diária de 339 atendimentos e 260 coletas. Iniciada no último sábado, a ação se encerra nesta sexta-feira (19), às 18h, na sede do hemocentro, no bairro Batista Campos e na Estação de Coleta Hemopa Castanheira, em Belém.

A publicitária Carolinne Eliasquevice decidiu dar sua contribuição à campanha estratégica, comemorando o aniversário de 23 anos no Hemopa. Nesta sexta-feira (19), ela compareceu ao hemocentro acompanhada de familiares e amigos que foram doar sangue como presente. “Tive a ideia ao ver o e-mail que meu noivo recebeu do HemoRio convidando para doar no dia do aniversário e levar seis amigos. Fiz a divulgação nas minhas rede sociais e me surpreendi com a receptividade de todos e também com o grande número de pessoas, que por algum motivo não podem doar. Isso reforça minha atitude e a necessidade dos voluntários virem aqui”, disse.

O noivo da publicitária, o engenheiro Murilo Soares Santos, 26, serviu de inspiração para a noiva. “Até então, havia feito duas doações no HemoRio, no Rio de Janeiro. Lá eles têm esse programa de aniversário solidário, em que nos convidam a doar com amigos. Hoje é minha primeira doação aqui no Hemopa. Não poderia deixar de vir prestigiar esse gesto tão nobre da Carolinne. O importante de tudo isso é ajudar o próximo”, frisou.

Estudante do curso técnico de Registro de Informação em Saúde, Ilane Viana dos Santos, 30, não conhecia a aniversariante pessoalmente. “Uma amiga me mostrou a postagem dela nas redes sociais. Achei interessante, estava próximo ao Hemopa, resolvi doar e parabenizá-la. Uma corrente do bem que deu super certo. Que bom que ela teve esse tipo de atitude espontânea e pode estimular outras pessoas a ajudar”, declarou a voluntária, que entrou para o cadastro de doadores de medula óssea.

Segundo a titular da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, cada vez mais jovens têm demonstrado interesse por atividades de voluntariado, notadamente a doação de sangue. “Temos recebido muitos voluntários que vêm comemorar o aniversário no Hemopa. Isso representa mais pessoas atuando na causa da doação voluntária de sangue e nos ajudando na captação e multiplicação do pensamento solidário. Só temos a agradecer”, assinalou.

Neste sábado (20), o Hemopa organiza campanha de coleta externa de sangue na Escola João Paulo II, no Conjunto Cidade Nova VI, em Ananindeua, das 8h às 15h. A sede do hemocentro recebe, a partir das 13h, os voluntários do projeto Vida por Vidas, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos dos Últimos Dias. As duas ações têm a meta de 100 coletas.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.

O Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e funciona para coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa Castanheira funciona no mesmo horário e fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, no acesso ao shopping Castanheira, no km 1 da BR-316. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-280 8118.