Sejudh promove Seminário Intersetorial de Políticas sobre Drogas a partir desta terça-feira
A Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realiza o Seminário Intersetorial de Políticas sobre Drogas, como estratégia de mobilização para implantação da Política Sobre Drogas no Pará, nesta terça e quarta-feira, 23 e 24, na Escola de Governança do Estado. O evento envolverá desde a comunidade civil até as entidades governamentais, visando fortalecer a responsabilidade compartilhada para as ações de prevenção, redução de danos do consumo de drogas e a redução da oferta.
O seminário iniciará às 9h desta terça, com a formação da mesa de abertura, que será composta por representantes da Sejudh, Conselho Estadual Sobre Drogas (Coned), Fundação Pro Paz, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).
Às 10h, o advogado e representante da Comissão de Diretos Humanos da OAB/PA, José Brito Neto, fará a conferência de abertura do seminário, com o tema “A garantia de Direitos Humanos na aplicabilidade da Lei nº 11343/06”. Às 11h terá início o debate do tema do seminário, encerrando a primeira parte às 12h.
No período da tarde, a partir das 14h, serão realizadas duas mesas intersetoriais: a primeira, às 14h, com o tema “Política sobre drogas na intersetorialidade das políticas públicas” e às 16h a mesa “Formação permanente na gestão de políticas sobre drogas”, finalizando o primeiro dia com um debate sobre os temas expostos, às 17h.
No dia seguinte, às 8h, iniciará a primeira oficina sobre o Programa Educativo Sobre Drogas (PED Jovem), mediada idealizada pela pedagoga Cristiane Maia e que atende a 50 técnicos das secretarias municipais de Assistência Social, orientadores sociais e funcionários da Seaster. Na sequência terá início a segunda oficina, sobre campanhas educativas, com ênfase na redução de danos do consumo de drogas, mediada pela assistente social Elayne Romário, atendendo a também 50 profissionais, entre eles técnicos das secretarias municipais de Assistência Social (gestores da política), conselheiros tutelares, conselheiros municipais de segurança pública, funcionários da Segup e Fundação Pro Paz.
A terceira e última oficina do seminário, com o tema “Intervenção breve no uso de drogas: como identificar, abordar e encaminhar - rede de cuidado e atenção”, será mediada pela assistente social Rosana Souza e está voltada para profissionais técnicos das secretarias municipais de Assistência Social (que atuam no atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado em Assistência Social e Centro de Atenção Psicossocial), representantes de comunidades terapêuticas e Programa Pacto pela Vida de Belém, Socioeducadores e professores que atuam na socioeducação.
O encerramento do evento será às 18h do dia 24. As inscrições para o Seminário Intersetorial de Políticas sobre Drogas estão sendo feitas pelo e-mail seminá[email protected] e o público deverá escolher apenas uma das oficinas, de acordo com o seu público específico.