Emater promove dia de campo como modelo de integração em Altamira
O escritório regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Altamira, no sudoeste paraense, realizou em parceria com a Norte Energia S/A, um “dia de campo de cultivo protegido de hortaliças integrado à avicultura”, na propriedade do agricultor familiar Merenilton Gomes, localizada na área Assurini.
Na oportunidade, os agricultores familiares e técnicos trocaram experiências acerca de novas práticas que vem sendo aplicadas na produção agrícola familiar na área de influência da usina de Belo Monte.
O responsável pela execução do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Emater e a Norte Energia, engenheiro agrônomo Paulo Lobato, esse é um passo importante no processo de mudança da base produtiva regional. "Esse dia de campo serviu para implementar um modelo de integração que será replicado em outras áreas da região e do estado”.
A atividade incluiu demonstrações feitas em visitas orientadas a três estações (estação de avicultura, de fruticultura e de horticultura). Na primeira, os participantes receberam orientações sobre criação de galinha caipira, incluindo posição adequada, uso de equipamentos e especificações das instalações - comedouros, benedouros, circuitos de proteção e aquecedoresdos dos criadouros.
Na segunda estação os participantes receberam orientações sobre compostagem orgânica no sistema agroecológico, como construção de pilha de compostagem, criação de aceleradores naturais de decomposição, controle de temperatura do formato compostagem e uso de ferramentas. Já na terceira, os produtores observaram as vantagens do cultivo protegido, meios de controle de pragas e doenças, irrigação e espaçamento, adubação adequada, tratos culturais, colheitas e beneficiamento.