Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO DO CAMPO

Seduc e UFPA lançam programa Escola da Terra

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/10/2017 00h00

A Coordenadoria de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Cecaf), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e a Universidade Federal do Pará (UFPA) lançaram, na manhã desta terça-feira (10), no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), em Belém, a versão 2017 do Programa Escola da Terra, que busca oferecer através de cursos de aperfeiçoamento uma formação para os educadores que atuam em escolas do campo e quilombolas.

De acordo com a coordenadora da Cecaf, Célia Sousa, nesta versão do programa foram priorizados, para receber as formações, os municípios que contam com áreas de reservas extativistas, a saber: Mocajuba; São Sebastião da Boa Vista; Breves; Bujaru; São Domingos do Capim e São Caetano de Odivelas. Cada um terá 50 educadores no programa, totalizando 300 beneficiados. “A Seduc tem a responsabilidade acompanhar as formações e se certificar de que a alternância está sendo realizada, ou seja, se os professores estão aplicando as metodologias aprendidas nas suas salas de aula, com os alunos”, destacou.

O coordenador geral do programa no Estado, professor Salomão Hage, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, destacou a importância das formações para os educadores do campo, que atuam principalmente com as turmas multisseriadas, ou seja, que aglomeram alunos de diferentes séries na mesma sala de aula. “Mais de 70% das escolas rurais brasileiras são ou tem turmas multisseriadas. A lógica da multisseriação continua sendo a forma predominante de atendimento escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, frisou.

Para a técnica pedagógica do município de Breves, Renata Ribeiro, que veio a Belém participar do lançamento, a formação é fundamental porque ainda são poucas as capacitações voltadas para os educadores do campo e a questão da didática para as turmas multisseriadas é bastante específica. “É um trabalho bastante complexo esse de educar crianças de várias idades no mesmo local, por isso, acredito que o programa venha reforçar aprendizados e experiências de quem realmente lida com essa realidade nas salas de aula”, frisou.

As formações para os educadores terão início em outubro e seguirão até fevereiro do ano que vem, obedecendo a cronogramas que serão acertados diretamente com os municípios envolvidos.