Fórum debaterá aspectos da rede de saúde mental
Profissionais da área de saúde e da assistência social participarão, nesta quinta-feira, 25, em Belém, do fórum temático “Diálogos em Saúde Mental”, que busca favorecer a integração e a articulação dos diversos serviços a fim de contribuir com o aperfeiçoamento da Rede de Atenção Psicossocial no Pará. A pauta de discussões tem em vista o atendimento às demandas e necessidades dos usuários de substâncias psicoativas nas regiões de atuação, com foco na manutenção dos vínculos sociais e familiares e na minimização do sofrimento psíquico.
Realizado pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), o fórum também abre espaço para que muitos assuntos dentro de uma área específica sejam debatidos. “O evento objetiva um espaço de educação permanente, construído no coletivo, em que essa formação continuada possibilita a troca de experiências e uma abertura para a escolha de temas de interesse que permitam aos profissionais um melhor direcionamento na condução das situações vivenciadas na Rede de Atenção Psicossocial”, explica a psicóloga Marilda Couto, coordenadora estadual de Saúde Mental.
Tendência nas demais regiões do país, os modelos atuais de fóruns de saúde mental privilegiam debates em torno dos direitos humanos, agregando legitimidade, direitos e cidadania no intuito de diminuir a possibilidade que o pertencimento a esses grupos diversos implique em sofrimento, exclusão e constrangimento. As discussões também levam em conta questões étnicas, da sexualidade, do gênero e das culturas diversas.
Foram convidados a participar das discussões profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS), como os que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além dos que trabalham em Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Serviço: O fórum temático “Diálogos em Saúde Mental” acontecerá nesta quinta-feira, 25, de 8 as 12 horas, na Escola Técnica do SUS, situada à rua Jerônimo Pimentel, nº 207, entre avenida Visconde de Souza Franco e Almirante Wandenkolk – Umarizal. Informações pelo fone (91) 4006-4304.