Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GRADUAÇÃO

Estudantes de Design da Uepa promovem exposição fotográfica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/06/2015 16h19

Cidade Velha, Campina, Jurunas, Reduto, Pedreira, São Brás e Marco. Esses são os bairros de Belém que fazem parte da exposição fotográfica “Memórias Urbanas”, aberta ao público até o dia 3 de julho na Materioteca do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A exposição traz como tema os 400 anos de Belém e é promovida pelos estudantes do 3º período do curso de Design da Universidade.

A mostra faz parte do Planejamento Docente do curso de Design na disciplina Projeto IV. A professora do curso e da disciplina em que a exposição faz parte, Núbia Santos, explica que “após a etapa de seleção dos bairros, os alunos fizeram um breve diagnóstico com o objetivo de identificar necessidades e oportunidades para desenvolver projetos e soluções dentro do conceito de Design Simples”. Os estudantes analisaram soluções em três tópicos: mobilidade urbana, sustentabilidade e hospitalidade.

“As fotos mostradas na exposição são resultado da primeira etapa do projeto onde cada equipe fez a imersão no seu bairro, o que nesse caso significa se envolver, sentir a dinâmica do bairro, buscar a história e sutilezas. Dessa pesquisa de campo resultaram as fotos”, conta a professora Núbia Santos. A segunda etapa consiste na apresentação de soluções e intervenções nos bairros visitados pelos estudantes. Esta etapa está prevista para ocorrer em julho.

Visão - “Fomos para campo, conversamos com as pessoas, pesquisamos o passado e desvendamos algumas necessidades do bairro”, conta a estudante Isabella Brito, que fez fotos do bairro de São Brás. A estudante também disse que o aprendizado com a pesquisa foi “enxergar o bairro além do visual, ver o imaterial os hábitos, a cultura”.

Serviço: A exposição “Memórias Urbanas” está aberta ao público de 8h as 21h. O CCNT está localizado na travessa Enéas Pinheiro, nº 2626, entre avenida João Paulo II e avenida Perimetral. A entrada é franca.