Seduc e Susipe promovem formatura de internas do CRF
Será nesta quinta-feira (25), a partir das 19 horas, no Templo Central da Assembleia de Deus, na avenida Governador José Malcher, no bairro de Nazaré, a primeira formatura resultado da educação prisional viabilizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe). São oito detentas do Centro de Recuperação Feminino (CRF) de Ananindeua, que receberão seus certificados de conclusão do Ensino Médio.
“Essas cidadãs permanecem em cumprimento de pena – algumas já estão em regime semiaberto – mas a conclusão do Ensino Médio, além de marcar o término de um ciclo escolar importante, denota a vontade e o esforço delas para mudar de vida, iniciar um novo caminho”, afirmou a pedagoga Twiggy Portilho, assessora da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da Seduc (Ceja). Ao lado da coordenadora da Ceja, Núlcia Azevedo, Twiggy acompanha as atividades pedagógicas destinadas a presos nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém.
Em 2014, mais de mil detentos foram atendidos com aulas de professores da Seduc e para 2015 já são 52 turmas com cerca de mil alunos. As aulas são ministradas nas próprias unidades prisionais e, de acordo com relato de professores que atuam nesse serviço, os detentos demonstram interesse em retomar e concluir os estudos.
Twiggy observa que os profissionais de Educação têm constatado a alta incidência de jovens entre as turmas de alunos nas unidades prisionais. “São pessoas na faixa de 19 a 21 anos de idade, que querem sair de uma situação muito difícil para elas, por meio da educação”, ressalta.