Visitas supervisionadas ajudam na formação de estudantes dos cursos tecnológicos
Os alunos do curso de Segurança no Trabalho da Escola Tecnológica Deodoro de Mendança participaram, nesta quarta-feira, 24, de uma visita superviosionada à Empresa Terraplena, localizada na estrada Maracacuera, no distrito de Outeiro. A visita faz parte das atividades do curso e integra o acordo de cooperação técnica para estágio curricular obrigatório entre a empresa Terraplena e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Profissional (Coep).
A Educação Profissional da Seduc possui 121 acordos de cooperação técnica com empresas públicas e privadas, por meio dos quais os estudantes têm a oportunidade de realizar o estágio curricular obrigatório e conhecer melhor o ambiente no qual futuramente irão trabalhar. Esse foi o caso dos alunos da turma de 2014 do Curso de Segurança no Trabalho - Subsequente da Escola Deodoro de Mendonça, que conheceram os equipamentos e medidas de segurança utilizados pela empresa.
Muitos alunos, por meio desses acordos de cooperação técnica, já conseguiram estágios em várias empresas e muitos conquistaram seus espaços no mercado de trabalho. Um exemplo dessa parceria bem sucedida é o estudante de Segurança no Trabalho Sandro Henriques, que está terminando o estágio e será contratado pela empresa Terraplena. “Essa é uma excelente oportunidade para aprofundarmos nosso conhecimento na área e nos tornamos profissionais capacitados para contribuirmos para o desenvolvimento da empresa e do nosso estado”, afirmou o estudante.
Segundo o engenheiro de Segurança no Trabalho da Terraplena, Fernando Segtowick Cardoso, essa parceria é fundamental para esses estudantes, pois eles precisam conhecer a parte prática das atividades que serão realizadas no ambiente de trabalho. “Os estudantes precisam unir teoria e prática, precisam ter informação sobre o campo em que irão atuar, mecanismos e ferramentas utilizadas para evitar os acidentes dentro da empresa”, destacou o engenheiro.
A coordenadora de integração da Escola Deodoro de Mendonça, Mariza Beckmam, disse que as visitas técnicas influenciam positivamente na vida profissional dos estudantes. “O aluno começa realmente a ver o mundo profissional como é de verdade, consegue relacionar a teoria de sala de aula com a prática que está sendo oferecida pelas empresas, por isso esses convênios são muito importantes para os estudantes”, declarou.
Escolas Tecnológicas
As escolas tecnológicas contribuem para a inclusão social, a geração de conhecimento e a promoção de desenvolvimento econômico-social, priorizando a formação do trabalhador não unicamente para o domínio de técnicas necessárias ao exercício de uma profissão, mas para sua formação com vistas ao exercício da cidadania efetiva.
A Seduc possui 19 escolas tecnológicas funcionando no estado, sendo sete na Região Metropolitana e 12 no interior do Pará. Estão sendo construídas mais nove escolas tecnológicas no interior e foi solicitado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a construção de 17 novas unidades.
As escolas tecnológicas oferecem formação técnica nas seguintes modalidades: Integrado, Subsequente e Proeja, com cursos nas diversas áreas como Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Design de Interiores, Secretariado, Comércio, Marketing, Contabilidade, Logística, Administração, Hospedagem, Turismo, Florestas, Agropecuária, Agricultura, Agronegócio, Mineração, Geologia, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, Agroindústria, Alimentos, Processamento de Pescado, Nutrição e Dietética, Podologia, Enfermagem, Meio Ambiente, Multimeios Didáticos, Alimentação Escolar, Biblioteca ,Secretaria Escolar e Segurança no Trabalho.