Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos de escola estadual de Santarém fazem mostra literária

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/06/2015 17h53

O estudante Walter Neto, 16, transformou em imagem um trecho do poema intitulado “Virgem Morta”, do poeta Álvares de Azevedo, para a primeira edição da Mostra Literária de Imagem, que ocorreu na última segunda-feira (22), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Diocesana São Francisco, em Santarém, no oeste do Pará. A atividade está inserida no Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), que desenvolve ações estratégicas para atender as especificidades de cada unidade.

Idealizado pela professora Ana Cristina Catunda, o trabalho foi desenvolvido com cerca de 380 alunos das turmas do segundo ano do ensino médio, com o objetivo de estimular nos alunos o interesse na literatura e pelas leituras obrigatórias do vestibular da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Segundo a professora, o projeto exigiu empenho, criatividade e interação entre todos os participantes, alcançado bons resultados. “Todos os alunos que fizeram os trabalhos se saíram muito bem, ficaram muito envolvidos com os textos literários, e isso foi ótimo, pois eles aprenderam literatura de uma forma criativa e diferente. Não ficou só na leitura e pronto; os alunos tiveram que aprender, entender e executar o trabalho proposto”,explicou.

No evento, foi montado um mural com todas as fotos dos grupos de trabalho, além da apresentação de danças pelos próprios alunos da escola. A atividade foi desenvolvida em duas etapas. A primeira teve aulas ministradas pela professora Ana Cristina, que leu e interpretou aos alunos os poemas de Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo, ícones do romantismo. Divididos em grupos, os estudantes deveriam interpretar os poemas com imagens, que seriam expostas na mostra. Todos deveriam escolher um lugar da cidade e tirar fotos devidamente caracterizados de acordo com a obra literária.

O estudante Walter Neto e seu grupo escolheram o parque da cidade para tirar as fotos em alusão ao poema “Virgem Morta”. Para ele, o evento melhorou consideravelmente o entendimento em relação às obras e às aulas. “Tirei uma nota um pouco ruim na última avaliação, e esse trabalho me fez ter mais interesse nas aulas e na literatura também. Agora sei que tenho mais capacidade para estudar e fazer as provas, até mesmo para fazer a prova da Uepa. Agora me sinto preparado para fazer o vestibular”, disse.

Com investimento do Proemi, a escola desenvolve diversos projetos que estimulam o interesse dos alunos no estudo e também no sentido de valorização da cultura local, como proposto pela programa. Atuando como articuladora do Proemi na escola, Maria do Nascimento destaca o interesse dos alunos no projeto. “Todos que participaram da mostra ficaram muito envolvidos com o projeto. Foi perceptível o entusiasmo deles, e isso acaba refletindo na gente também, que fica mais estimulado a promover mais eventos como este”.