Codec articula parceria com Seaster para levantamento socioeconômico em área do Distrito Industrial de Marabá
Ação integrada atende orientação do Ministério Público e reforça atuação coordenada do Estado
A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, nesta quarta-feira (8), representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) para alinhar atuação conjunta voltada à realização de levantamento socioeconômico em área do Distrito Industrial do município, no Sudeste do Estado.
A iniciativa atende orientação do Ministério Público do Estado do Pará e tem como objetivo levantar e organizar dados e informações sobre as famílias presentes na área, subsidiando as ações necessárias por parte dos órgãos competentes.
O Distrito Industrial de Marabá, implantado em 1987, é estruturado em duas fases. A primeira encontra-se plenamente ocupada por empreendimentos industriais. A segunda também conta com empresas em operação, além de áreas que seguem em processo de organização e acompanhamento por parte do poder público.
O trabalho será conduzido de forma integrada, com atuação técnica da Seaster, apoio da Codec e execução em campo articulada com o município, incluindo a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Marabá (SDU), respeitando as competências de cada ente.
Durante as tratativas, foi reforçado que a condução das ações deve ocorrer no âmbito da rede municipal de assistência social, com atuação das equipes locais, especialmente por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e, quando necessário, dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), garantindo o adequado encaminhamento das famílias aos serviços e programas sociais.
O levantamento vai permitir identificar o perfil das famílias, incluindo dados relacionados ao Cadastro Único, acesso a programas sociais e condições de moradia, contribuindo para a organização das próximas etapas do processo.
A ação também poderá contar com serviços complementares, conforme a necessidade identificada durante as atividades em campo, como apoio na emissão de documentação civil, ampliando o alcance do atendimento às famílias.
Como parte da estratégia, também foi discutida a possibilidade de articulação com instituições de ensino superior para apoio às atividades, por meio de programas de estágio supervisionado nas áreas de Serviço Social e Sociologia, ampliando a capacidade de atuação com acompanhamento técnico qualificado.
Em razão da necessidade de cumprimento das orientações institucionais, está prevista a realização de agenda técnica no município, para alinhamento dos fluxos de atuação, organização das equipes e início das atividades em campo.
“Estamos conduzindo essa agenda com responsabilidade e articulação institucional, garantindo que a atuação ocorra de forma integrada com o município e dentro da política de assistência social. O objetivo é organizar as informações com qualidade técnica e assegurar que todas as etapas sejam cumpridas de forma coordenada e segura”, destacou o diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues.
“A Seaster atua nesse processo com o compromisso de fortalecer a rede de assistência social, apoiando tecnicamente o município para a realização do levantamento e o encaminhamento adequado das famílias. É um trabalho conjunto, que exige integração entre os entes para garantir efetividade nas ações”, afirmou o secretário-adjunto da Seaster, Valdo Filho.
Participaram da reunião, pela Seaster, o secretário-adjunto, Valdo Filho; o diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, Ricardo Ganzer, e a diretora de Assistência Social, Nazaré Cruz.
Pela Codec, estiveram presentes o diretor de Estratégia e Relações Institucionais, Pádua Rodrigues; o diretor técnico, Ruy Klautau, além dos assessores jurídicos Ana Nélia Vinhote e Luciano Fontes.
A reunião foi marcada pela participação ativa dos representantes institucionais, com contribuições técnicas que permitiram avançar no alinhamento das ações e na definição dos encaminhamentos.

