Médicos veterinários participam de capacitação no Mangal das Garças
Nesta quinta-feira, 25, médicos veterinários estiveram reunidos no Mangal das Garças para capacitação intensiva em “Clínica e Emergência em aves silvestres e exóticas”. O curso, promovido pela empresa Cursos Vet BR em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra o espaço da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), consiste em quatro dias intensivos de aulas teóricas e práticas, que iniciaram no Mangal e prosseguem no campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará (Ufpa).
A aula ministrada pelo Msc. Zalmir Cubas foi realizada no criatório do parque zoobotânico, espaço que compõe o núcleo técnico do Mangal e apresentou procedimentos, técnicas hospitalares e tratamentos de emergência para as aves. “Esse curso nos moldes que estamos oferecendo aqui é inédito e o objetivo é que os participantes saiam com o conhecimento aplicado à clínica e que possam utilizar isso imediatamente para salvar vidas. O conhecimento da medicina veterinária das aves silvestres já se expandiu muito, mas precisa ser mais difundido em várias partes do país”, explica Zalmir.
A parceria com o Mangal das Garças permitiu que os participantes conhecessem também um pouco da realidade do núcleo técnico do parque de aves. Para o palestrante, a experiência de conhecer o Mangal acrescenta bastante para o curso. “O espaço é lindo, muito bem conservado e cuidado. A possibilidade de ver os animais, os flamingos, os guarás e perceber todo o carinho das pessoas com o parque e com a área verde é maravilhoso”, concluiu.