Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Capacitação da FCP colabora para valorização de bibliotecas no interior

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/06/2015 13h01

A Fundação Cultural do Pará (FCP) investiu nos meses de abril e maio em cursos de modernização e capacitação para bibliotecários e educadores responsáveis pelas bibliotecas municipais no interior do Estado. Os municípios de Rondon do Pará, Acará e Muaná foram beneficiados nesta fase inicial, que terá continuidade no próximo semestre de 2015.

“Até o final do ano a agenda seguirá percorrendo todas as regiões do Estado com uma equipe técnica especializada. Nessa programação, de acordo com a situação de cada biblioteca, a gente desenvolve oficinas específicas que possam atender cada espaço. Essas oficinas estão na área de organização de acervo, atendimento, informatização dos procedimentos das bibliotecas, pois ainda é comum encontrar modelos antigos de organização ou a total falta de uso de tecnologia”, explica o secretário executivo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Guilherme Relvas.

A modernização é uma parceria da FCP, municípios e empresas, que juntos fazem a melhoria do ambiente de leitura. O suporte é dado aos bibliotecários e educadores, que recebem a capacitação no gerenciamento do espaço de leitura, pois há um déficit de profissionais habilitados na área.

Rondon do Pará foi o primeiro município a receber as oficinas de capacitação e, atualmente, os funcionários já comentam da diferença qualitativa no trabalho realizado. “Nós aprendemos a lidar com o Biblivre, que é um programa gratuito do governo federal para trabalhar o acervo e empréstimos. Aprendemos sobre o prazo de validade dos livros, conservação e como melhorar o atendimento, pois esta é a principal biblioteca no município. Nosso público é variado, temos também aqueles leitores que não são só alunos de escola. Temos os pais de alunos, vizinhos, etc”, explica Nascielma Pinheiro, chefe de serviço bibliotecário.

A biblioteca possui aproximadamente 16 mil exemplares e mantém as portas abertas para todos os públicos. Para atrair novos leitores, a coordenação do espaço iniciou o projeto “Gole de Leitura”. “As pessoas paravam aqui toda tarde para pedir um copo de água devido o intenso calor. Daí nós aproveitamos para transformar esse gole de água em um momento de leitura, pois os alunos podem passar um pouco desse calor no nosso ambiente refrigerado, sentados à mesa e lendo um livro”, diz Nascielma.

A estudante do Ensino Médio, Alice Souza, 19, é uma frequentadora assídua da biblioteca de Rondon e fala da importância do seu gosto pela leitura. "Além de usar a biblioteca para as pesquisas na sala de aula, eu gosto dos livros de romance, literatura, além dos livros de língua portuguesa. Eu acredito que ler bastante vai me ajudar na hora da redação no vestibular. A biblioteca é muito importante para a gente no município, pois é um espaço próprio para praticarmos a nossa leitura”, diz a estudante.

O papel social das bibliotecas também é uma estratégia trabalhada pela FCP durante as oficinas de capacitação, pois estes centros se tornam áreas de convivência e transformação da sociedade. “Essa é uma das pautas trabalhadas nas oficinas, que é o conceito de ‘Biblioteca Viva’. É dada toda a orientação de que a biblioteca de hoje precisa funcionar como um centro de informação dinâmico, proativo, que interage com a comunidade. Então, a biblioteca não precisa ser aquele espaço estático, que aguarda pelo público escolar exclusivamente influenciado por um trabalho do professor, nós precisamos de um espaço de muita interação. Esse é o perfil da nova biblioteca que a gente orienta e trabalho”, diz Guilherme Relvas.