Hospital Geral de Tailândia (HGT) realiza oficina de aproveitamento integral de alimentos
Ação educativa envolveu acompanhantes e mostrou que é possível reduzir o desperdício de alimentos e garantir uma nutrição saborosa nas preparações
O cuidado com a saúde vai além do tratamento clínico e chega também à alimentação, à sustentabilidade e ao acolhimento. Pensando nisso, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), realizou, na tarde dda segunda-feira (6), em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta terça-feira (7), uma oficina de aproveitamento integral de alimentos voltada para acompanhantes e pacientes hospitalizados da unidade hospitalar.
A atividade foi realizada no refeitório do hospital e reuniu acompanhantes das clínicas de internação e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A proposta foi proporcionar um momento de aprendizado prático, troca de experiências e também de pausa na rotina hospitalar, muitas vezes marcada por tensão e ansiedade.
A oficina foi conduzida pelas nutricionistas Hellen Carreiro e Mariana Rossetti. Elas apresentaram receitas simples, acessíveis e sustentáveis, e mostraram como é possível aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício e ampliando o valor nutricional das preparações.
Aprovação - A acompanhante Maria Osailda, 47 anos, participou da atividade e destacou a importância do aprendizado proporcionado pela oficina. “Foi muito bom, satisfatório. A cada dia a gente vai aprendendo mais, inclusive a aproveitar melhor os alimentos para cuidar da nossa saúde. Apesar de não ser fácil estar longe de casa, está sendo uma experiência única, para mim, aqui no HGT. Só tenho a agradecer pelo aprendizado, gostei muito, todos estão de parabéns”.
Maria Osailda também comentou sobre a receita que mais chamou sua atenção. “A cocada feita com a casca do abacaxi foi algo que eu nunca tinha visto. Achei muito interessante e vou tentar fazer em casa”, afirmou.
Durante a atividade, as profissionais demonstraram o preparo de um suco de abacaxi com hortelã e gengibre, destacando que a fruta pode ser utilizada de forma completa. A partir da casca do abacaxi, foi ensinada a produção de uma cocada, mostrando aos participantes uma alternativa criativa e econômica.
“Muitas vezes descartamos partes dos alimentos que são ricas em nutrientes. Nosso objetivo aqui é mostrar que é possível reaproveitar esses elementos de forma segura e saborosa, contribuindo para uma alimentação mais consciente”, explicou a nutricionista Hellen Carreiro.
Outro destaque da oficina foi o aproveitamento integral da abóbora. A equipe ensinou o preparo de doce utilizando tanto a polpa quanto a casca, além de apresentar uma forma simples de preparar sementes de abóbora assadas. A proposta chamou a atenção dos participantes pela praticidade e pelo potencial de aplicação no dia a dia.
“São receitas que cabem na rotina das famílias, com ingredientes acessíveis. Além de evitar o desperdício, conseguimos enriquecer a alimentação com partes que geralmente são ignoradas”, destacou Mariana Rossetti.
Após a demonstração do passo a passo das receitas, os participantes puderam degustar os preparos, o que tornou o momento ainda mais interativo e acolhedor. A experiência sensorial ajudou a reforçar o aprendizado e incentivou os acompanhantes a replicarem as receitas em casa.
Como forma de reforçar o conhecimento compartilhado, a equipe também produziu um pequeno manual contendo as receitas apresentadas durante a oficina, que foi entregue aos participantes. O material servirá como apoio para que possam reproduzir as preparações e aplicar os conceitos de aproveitamento integral em suas rotinas.
Serviço:
O Hospital Geral de Tailândia integra a rede pública de saúde mantida pelo Governo do Pará, e dispõe de 71 leitos, sendo 10 de UTI Adulto e 10 de UTI Neonatal. Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com acesso regulado pela Central de Regulação Municipal.
Texto: Ascom/HGT

