Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Mangal das Garças inspira coleção de moda

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/06/2015 18h02

Vestir o Mangal é a proposta da coleção criada pela designer de moda Karolline Saldanha. As cores, formas e texturas que compõem o parque zoobotânico em sua biodiversidade e paisagem foram a inspiração do trabalho “Mangal das Garças: uma visita turística através da roupa”, produzido para conclusão do curso de Tecnologia em Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá – FAP.

Karoline conta que a recomendação da faculdade era que o trabalho tivesse inspiração regional, o que a levou a pesquisar os principais pontos de Belém e seus potenciais. “Confesso que no início senti um pouco de dificuldade, por achar que os aspectos mais importantes da cidade já vinham sendo muito explorados por outras turmas de moda, e eu buscava algo diferente, inédito e realmente inspirador. Foi quando fui apresentada ao Mangal, que antes do início da pesquisa era um lugar desconhecido por mim. Depois da minha primeira visita eu simplesmente me encantei com o Parque e todos os seus espaços. E percebi o quanto cada detalhe poderia inspirar uma rica coleção de moda com a cara do Pará”, explica a designer.

Após a decisão, a estudante iniciou um processo de pesquisa de campo detalhado, com registro em imagens dos espaços e animais do parque. A próxima etapa foi a criação dos croquis, produção do book com informações com painéis e cartelas, até chegar a confecção das peças. Todo o processo produtivo durou cerca de seis meses e resultou em uma coleção com dez looks. Cada um representa um espaço interno do Mangal. De toda a coleção, três peças foram materializadas e apresentadas na defesa do trabalho.

As peças confeccionadas remetem a biodiversidade presente no parque, sendo duas delas comerciais e uma conceitual. “A peça conceitual é um apanhado geral do Mangal, onde eu destaco a Reserva José Márcio Ayres, com suas borboletas e a tela protetora que remete ao teto do borboletário”, explica Karolline.

Já a primeira peça comercial representa o Lago Cavername e o Lago da Ponta, uma metáfora da convivência das aves, com destaque para uma das principais espécies do parque. “Destaco a garça na cor e na forma, pois considero a mesma como um dos símbolos mais importante do Mangal. Mas sem deixar de lado as outras aves, que estão representadas no bordado da barra do macacão”, descreve a designer. A outra peça comercial é um macaquinho laranja, que representa o cuidado e zelo do Viveiro das Aningas com as aves recém-chegadas do parque e destaca o guará em sua cor e modelagem.

O próximo passo é construir o restante das peças e apresentar a coleção completa no Amazônia Fashion Week, evento de moda que ocorre em novembro na capital paraense.