Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ATENDIMENTO

Sejudh leva ação de cidadania à comunidade do bairro Castanheira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/06/2015 15h47

"A necessidade de um pode ser a necessidade de muitos". Foi esse conceito que motivou ação de cidadania da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) neste sábado (27), na sede do Grupo Espírita Jardim das Oliveiras, no bairro Castanheira.

Tudo começou quando o adolescente Luiz Bentes precisou dos documentos pessoais para fazer um curso de operador de caixa. Sem saber por onde começar e precisando com urgência dos documentos, ele procurou a direção do Jardim das Oliveiras, onde participa de diversas programações. A demanda foi encaminhada para a Sejudh, que identificou que muitos moradores do entorno da ONG também passavam pela mesma situação. Hoje o jovem Luiz pode ver como ajudou amigos e vizinhos que foram atendidos pela ação de cidadania. "É muito bom saber que ajudei outras pessoas", diz.

O padeiro Antônio Ulisses Souza aproveitou a ação para tirar uma nova via da carteira de identidade, depois de ficar um ano sem o documento. "Eu não tinha dinheiro nem tempo livre para tirar uma nova carteira. A ação foi ótima porque, além de ser gratuita, ela foi no sábado, e o melhor, perto de casa", destacou.

A aposentada Marcilene Costa foi até o Jardim das Oliveiras para tirar a segunda via da certidão de nascimento, que foi deteriorada com o tempo. Ela já estava enfrentando problemas para ter acesso a alguns programas por causa das condições do documento. "A gente precisa da certidão para um monte de coisas. A minha molhou e depois rasgou. Foram tantos acidentes que ela ficou num estado horrível. Ainda bem que apareceu essa ação aqui no meu bairro", comemorou.

O titular da Sejudh, Michel Durans, disse que a secretaria vai ao encontro da população. "Queremos melhorar cada vez mais o serviço que estamos prestando para a sociedade. Aqui no Jardim das Oliveiras é nosso projeto piloto. Faremos outras parcerias para levar serviços de cidadania para as pessoas que mais precisam", explicou o secretário, que está fazendo visitas a ONGs para identificardemandas que possam ser atendidas pela Sejudh.

Para a diretora de assistência do Jardim das Oliveiras, Nahima Gonçalves, o trabalho da Sejudh foi uma ação proativa, ideal para uma estrutura governamental que presta serviços à população. "Graças a uma parceria como esta a gente possibilita ao assistido o exercício real de cidadania, que é o objetivo da nossa instituição. Esperamos ter sempre parcerias com a Sejudh, que está fazendo um ótimo trabalho na nossa comunidade", considerou.

A ação de cidadania da Sejudh no Jardim das Oliveiras teve a retirada de documentos de identidade, carteira de trabalho, segunda via de certidão de nascimento e casamento, orientação jurídica e psicossocial, além da emissão de títulos de eleitor, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que também orientou os participantes no uso da urna eletrônica. O Sesc Pará também foi parceiro da ação promovendo atividades de leitura votada para crianças.