Pará recebe mais 69 profissionais pelo Programa Mais Médicos
O Pará recebeu, neste fim de semana, mais 69 médicos intercambistas brasileiros que vão trabalhar em 29 municípios paraenses. Cinquenta deles desembarcaram no último sábado, 27, e outros 19 na tarde deste domingo, 28. A vinda dos profissionais é resultado da adesão dos municípios ao programa Mais Médicos, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.
Os médicos desembarcaram no aeroporto da Base Aérea de Belém, onde foram recebidos pelo secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus, e pela coordenadora da Comissão Estadual Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e Mais Médicos, Sônia Bahia. Até a chegada desse novo grupo, o Pará contava com 690 médicos do Programa, incluindo os profissionais cubanos e intercambistas. Há médicos também atuando em quatro Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Já pelo Provab, o Pará conta com 105 médicos.
Sônia Bahia explicou que o objetivo é contribuir com o fortalecimento da atenção básica da saúde no Estado. "Esses 69 médicos são brasileiros que tiveram formação no exterior – graduação em Cuba, Bolívia e na Rússia. Essa ação é a segunda parte do edital lançado em janeiro deste ano”, detalhou a coordenadora.
Da Base Aérea, os médicos seguiram em um ônibus militar para o Hotel Regente, onde participarão, de 30 de junho a 2 de julho, de uma programação de acolhimento, composta por uma série de apresentações para que conheçam a situação epidemiológica do Estado, o funcionamento do Sistema de Saúde e o papel dos colegiados do Sistema Único de Saúde (SUS) no controle social.
A médica Suelene Sabino, de São Paulo, com formação na Bolívia, que vai trabalhar em Ulianópolis, disse que se sente privilegiada em poder atuar no País onde nasceu e ajudar a população que busca os serviços de atenção básica. "O mais emocionante desse trabalho é poder, ao mesmo tempo, ajudar e ainda adquirir conhecimentos", destacou.
O secretário estadual de Saúde, Vitor Mateus, disse que a iniciativa concebe uma força de trabalho indispensável junto aos demais profissionais que já atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Isso assegura acesso fácil da população e ainda melhora a qualidade dos serviços da atenção básica.
Lançado em julho de 2013 pelo Governo Federal, o Programa Mais Médicos tem como objetivo ampliar o número de profissionais nas regiões mais carentes do país, que normalmente não despertaram o interesse de profissionais brasileiros.