Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Programação de férias da Seduc destaca a valorização da cultura afro-brasileira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/06/2015 11h21

Crianças e jovens que estudam em escolas públicas poderão aproveitar uma parte do recesso escolar de julho para assimilar conteúdos interdisciplinares relacionados à cidadania durante a programação que será colocada em prática por técnicos da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir), da Secretaria de Educação (Seduc), em nove municípios. A atividade é direcionada a meninos e meninas atendidos pelo projeto Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.

“O projeto Escola da Vida, dos Bombeiros, atua junto aos estudantes de escolas públicas e comunidades de baixa renda, trabalhando temas como prevenção a enfermidades, salvamento e primeiros socorros. E nós, da Copir, vamos aproveitar as atividades do projeto para repassar informações sobre aspectos da cultura afro-brasileira aos alunos, a fim de orientá-los acerca da vigência da Lei 10.639/2003 que prevê o enfoque da cultura e história do povo negro na escola”, explica a coordenadora da Copir, Creusa Barbosa dos Santos.

Os alunos receberão informações sobre a história de resistência contra a escravatura dos povos africanos no Brasil com a organização dos quilombos; a realidade das comunidades quilombolas no Pará e em outros centros do País; os desafios dos cidadãos afro-brasileiros no acesso à educação de qualidade, atendimento de saúde, formação profissional e inserção no mercado formal de trabalho; mobilização contra o racismo que atinge desde crianças a idosos e outros tópicos.

“A abordagem desses conteúdos com as crianças e jovens é importante para se prevenir situações adversas que atingem a autoestima dessas pessoas, e, no caso de estudantes, contribuem decisivamente para o mau desempenho dos alunos e para a evasão escolar”, assinala Creusa Santos. Serão realizadas atividades lúdicas, como brincadeiras e jogos, sob a coordenação de professores da Copir e o apoio e logística do Corpo de Bombeiros.

A partir do dia 9 de julho, a programação da Copir no Escola da Vida será desenvolvida nos municípios de Curralinho, São Miguel do Guamá, Breves, Salinópolis, Tucuruí, Ilha do Mosqueiro, Cametá, Abaetetuba e Barcarena.