Santarém mantém hegemonia em fase regional de Jogos Abertos
Santarém manteve a hegemonia na segunda fase regional dos IX Jogos Abertos do Pará (Joapa), realizados no município entre os dias 26 e 28 deste mês. Nas modalidades disputadas, perdeu apenas no futsal masculino para Porto de Moz, no voleibol feminino para as atletas de Óbidos; e no tênis de mesa feminino, vencido por Alenquer. A festa de encerramento, realizada neste domingo, 28, no ginásio da Cidadania, foi marcada pelo clima de confraternização entre as delegações. O prefeito de Santarém, Alexandre Von, participou da solenidade juntamente com a coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), idealizadora e realizadora dos Jogos. As atividades da etapa do Baixo Amazonas transcorreram sem nenhum incidente, fato avaliado positivamente pela secretária de Esporte e Lazer, Renilce Nicodemos, avalia positivamente. A próxima fase será realizada em Marabá.
Na pontuação geral, o município de Santarém somou 46 pontos; seguido por Oriximiná, com 15 pontos, e Óbidos, com 11. As partidas finais foram realizadas no domingo. Em todos em locais a participação do público foi grande. Adultos, crianças e muitos jovens prestigiaram as rodadas. O futebol de areia, que é a novidade dos jogos deste ano, juntamente com o tênis de mesa, atraíram a atenção dos moradores e simpatizantes das modalidades. O goleiro Labilá, 31 anos, muito conhecido no futebol profissional de Belém e de Santarém estava em quadra como convidado especial. “Fui convidado e estou aqui para representar meu município. Os Jogos Abertos me deram essa oportunidade e eu estou aqui”, disse o jogador, que assinou contrato recente com a equipe do Fast, de Manaus.
O goleiro Labilá deu sorte à equipe de Santarém, que ficou com a medalha de ouro na modalidade. Outro destaque do futebol de areia foi a atacante Geane Batista, de 28 anos, artilheira do time de futebol de areia com mais de seis gols. Bastante experiente, a jogadora não escondeu a emoção de participar dos Jogos Abertos. “Eu gosto de futebol, dedico todo meu tempo para trabalhar e praticar esporte. Os Jogos Abertos são bons porque a gente consegue competir com atletas de outras cidades e isso é muito positivo”, conta. Geane e as companheiras foram campeãs da modalidade e festejaram muito o título.
O tênis de mesa, modalidade que também foi inserida nesta edição do Joapa 2015, revelou seus primeiros campeões da fase regional do Baixo Amazonas. No feminino, a atleta Viviane Lívia Vilhena, de Alenquer, foi medalha de ouro; Liliane Souto Maior, de Santarém, e Raquel Fonseca, de Santarém, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. No masculino, o campeão foi Antônio Branco, de Santarém; Ari Queiroz e Claudiomilson Costa, ambos de Oriximiná, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
No voleibol masculino, o titulo também ficou com o município anfitrião, o segundo lugar para Óbidos e terceiro lugar para Oriximiná. No feminino, o município de Óbidos foi bicampeão. Na modalidade de handebol, Santarém foi novamente campeão, tanto no feminino como no masculino. O segundo e o terceiros lugares ficaram com Alenquer, no feminino e no masculino. No futsal masculino, quem levou o título foi a delegação de Porto de Moz, com destaque para o atacante Rato, de 19 anos, artilheiro com seis gols. Santarém ficou em segundo e Prainha, em terceiro. No feminino, Santarém dividiu o pódio com Oriximiná (2º) e Alenquer (3º).
Texto: Selma Amaral - Ascom Seel