Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Jatene fala sobre desenvolvimento sustentável para alunos da FGV

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/06/2015 17h36

Dez estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, foram recebidos pelo governador Simão Jatene nesta segunda-feira (29), no Palácio dos Despachos. A audiência faz parte da disciplina de Imersão Local, promovida pela instituição em diversos Estados brasileiros. O grupo de estudantes já se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, quando teve a oportunidade de interagir e entender o funcionamento da administração pública brasileira.

O governador falou sobre os desafios de desenvolver a Amazônia mantendo a condição natural de ser prestadora de serviços ambientais em escala planetária, ao mesmo tempo em que é base material de vida digna para as pessoas que moram na região. “A única maneira ética e aceitável da Amazônia contribuir para o desenvolvimento do Brasil é com o próprio desenvolvimento”, ponderou Jatene, ao explicar que o Pará é o maior produtor mineral e de energia elétrica, mas com baixos índices de desenvolvimento social.

Na conversa, os estudantes puderam fazer perguntas sobre as ações do governo do Estado. Foi destacada a preocupação estadual em preservar o meio ambiente. O Programa Municípios Verdes despertou o interesse dos alunos, que também obtiveram informações das unidades de conservação ambiental. O Pará tem a maior unidade de conservação de floresta tropical do planeta.

Para Thales Fonseca, aluno do quinto semestre, a experiência foi exitosa. “É muito bom a gente conversar com o governador e ver que ele se preocupou em nos receber não como a autoridade que é, mas como um profissional que vivencia situações que vamos enfrentar depois de formados. Na conversa pudemos constatar o quanto o governador está preocupado com as questões ambientais e tivemos a oportunidade de ter uma aula sobre as condições reais da Amazônia”, afirmou o estudante Thales Bueno.

Sob a tutela da supervisora Raquel Sobral, da área de pesquisa de extensão da FGV, os alunos visitaram os municípios de Paragominas e Barcarena. Eles permanecem em Belém até quinta-feira (2), cumprindo agenda de audiências que inclui o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e com organizações sociais como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O secretário de Estado para o Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, junto com a coordenadora de articulação institucional e governança do PMV, Camila Miranda, acompanhou a reunião, que também teve a pesença dos alunos Bruna Caruso, Gabriela Pagano, Juliana Souza, Luciana Elmais, Luiza Barbosa, Maria Hueb, Mariana Polimeno, Natalia Esper e Pedro Hsia.