Jatene fala sobre desenvolvimento sustentável para alunos da FGV
Dez estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, foram recebidos pelo governador Simão Jatene nesta segunda-feira (29), no Palácio dos Despachos. A audiência faz parte da disciplina de Imersão Local, promovida pela instituição em diversos Estados brasileiros. O grupo de estudantes já se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, quando teve a oportunidade de interagir e entender o funcionamento da administração pública brasileira.
O governador falou sobre os desafios de desenvolver a Amazônia mantendo a condição natural de ser prestadora de serviços ambientais em escala planetária, ao mesmo tempo em que é base material de vida digna para as pessoas que moram na região. “A única maneira ética e aceitável da Amazônia contribuir para o desenvolvimento do Brasil é com o próprio desenvolvimento”, ponderou Jatene, ao explicar que o Pará é o maior produtor mineral e de energia elétrica, mas com baixos índices de desenvolvimento social.
Na conversa, os estudantes puderam fazer perguntas sobre as ações do governo do Estado. Foi destacada a preocupação estadual em preservar o meio ambiente. O Programa Municípios Verdes despertou o interesse dos alunos, que também obtiveram informações das unidades de conservação ambiental. O Pará tem a maior unidade de conservação de floresta tropical do planeta.
Para Thales Fonseca, aluno do quinto semestre, a experiência foi exitosa. “É muito bom a gente conversar com o governador e ver que ele se preocupou em nos receber não como a autoridade que é, mas como um profissional que vivencia situações que vamos enfrentar depois de formados. Na conversa pudemos constatar o quanto o governador está preocupado com as questões ambientais e tivemos a oportunidade de ter uma aula sobre as condições reais da Amazônia”, afirmou o estudante Thales Bueno.
Sob a tutela da supervisora Raquel Sobral, da área de pesquisa de extensão da FGV, os alunos visitaram os municípios de Paragominas e Barcarena. Eles permanecem em Belém até quinta-feira (2), cumprindo agenda de audiências que inclui o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e com organizações sociais como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
O secretário de Estado para o Programa Municípios Verdes, Justiniano Netto, junto com a coordenadora de articulação institucional e governança do PMV, Camila Miranda, acompanhou a reunião, que também teve a pesença dos alunos Bruna Caruso, Gabriela Pagano, Juliana Souza, Luciana Elmais, Luiza Barbosa, Maria Hueb, Mariana Polimeno, Natalia Esper e Pedro Hsia.