Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Governador ministra aula de encerramento do curso de sargento da PM

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/06/2015 18h47

Uma aula diferente, ministrada pelo governador Simão Jatene, encerrou o curso de formação de sargentos da Polícia Militar do Pará. Após cerca de cinco meses em treinamento para ascender de cabo a sargento, 500 militares concluíram a capacitação. A cerimônia ocorreu no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e homenageou os alunos que se destacaram. No total, a PM está formando 719 policiais em todo o Estado, dos quais 130 em Marabá e 125 em Santarém.

Durante a aula, o governador respondeu perguntas dos servidores e reforçou a responsabilidade que a corporação tem com a sociedade. “O recurso que viabiliza um curso como esse vem do bolso da sociedade, e ela tem uma expectativa sobre nós. A mesma sociedade que tem uma renda per capita menor que a média do Brasil é a que financia isso. Essa dado aumenta ainda mais nossa responsabilidade e consciência do quanto é caro manter e o quanto é desafiador corresponder a essas expectativas”, disse Jatene.

Segundo o comandante geral da PM, coronel Roberto Campos, é uma política do governo e da PM qualificar os servidores. “Com esse curso queremos dar aos cabos conhecimento para liderar frações. Agora eles entendem como é sair da fase apenas de execução para a de planejamento”, explicou. A aula foi transmitida ao vivo para mais cerca de 200 alunos dos pólos de Marabá e Santarém, que encerram o curso também essa semana.

Os alunos que se destacaram foram homenageados, como a agora sargento Beatriz Vale. “Foi um curso muito concorrido, com pouco tempo e muita coisa para estudar. Somos a última turma de um processo seletivo, e isso faz ser ainda mais valioso esse momento. É a conquista de um sonho. Aprendi noções de direito e muito sobre conduta militar. Cresci muito profissionalmente. Estamos muito felizes. Até organizamos uma festa de formatura para comemorar essa vitória”, afirmou.

O sentimento é compartilhado pelo também sargento João Ferreira. “Éramos cabos, hoje somos sargentos. Fico muito feliz. Estou há 27 anos na Polícia Militar, e esse momento é muito importante. Tive muitos aprendizados e espero agora que a gente possa mostrar todo o conhecimento que tivemos para a sociedade”, disse.