Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Sedap entrega certificados do Cozinha Saudável e lança cartilha de Boas Práticas Alimentares

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/06/2015 14h13

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) entregou nesta terça-feira, 30, os certificados de conclusão de curso a 320 alunos do projeto Cozinha Saudável na Região Metropolitana de Belém. Ao longo do primeiro semestre de 2015, a Sedap, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou 11 cursos na Unidade Agrícola de Ananindeua. Os cursos foram voltados, principalmente, para as áreas de segurança alimentar e de estímulo ao associativismo.

Ainda durante a entrega dos certificados, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes, lançou a cartilha “Boas Práticas, Segurança e Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Hildegardo fez questão de ressaltar que a Sedap trabalha com o desenvolvimento de projetos destinados a estimular a produção agrícola e pecuária dos mais variados portes e que, também tem entre suas atribuições as ações de segurança alimentar e de geração de emprego e renda.

“O conceito de segurança alimentar precisa ser expandido. Daí nosso interesse em ampliar as ações de produção de alimentos saudáveis não apenas no meio rural, mas também no meio urbano, com o fortalecimento de programas como Quintal Produtivo e o Escola Saudável. Por outro lado, também realizamos capacitações para o associativismo, de forma a abrir novos horizontes para quem passa pelos nossos cursos. É um estímulo para que o que foi aprendido nos cursos possa ser comercializado por grupos organizados em cooperativas e associações, de forma a garantir uma participação mais efetiva no mercado”, afirmou o secretário.

Hildegardo acrescenta que o resultado final a ser obtido é um só: capacitar as pessoas para atividades com potencial para aumentar a renda familiar – seja produzindo seus próprios alimentos, aproveitando melhor tanto os itens que compra ou aprendendo a beneficiar produtos para a venda - de forma isolada ou organizada em cooperativas.

Para o segundo semestre deste ano, a Sedap, em parceria com o Senar, deve oferecer 28 cursos nas áreas de incentivo a hortas comunitárias e quintais produtivos, beneficiamento e aproveitamento de alimentos e estimulo ao associativismo. O cronograma dos cursos, assim como os temas, ainda estão sendo definidos, mas a ideia é que comecem no dia 14 de agosto. “Para o próximo ano, nossa meta é expandir estes cursos para os bairros periféricos dos principais núcleos urbanos do Pará, interiorizando o projeto”, afirmou o diretor de Agricultura Familiar da Sedap, Luiz Pinto.