Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Policiamento em Cotijuba e ilhas ganha reforço com novo pelotão da PM

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/07/2015 18h35

A população de Cotijuba, na região das ilhas de Belém, recebeu nesta quarta-feira (1) as novas instalações ampliadas e reformadas do 1° Pelotão da Polícia Militar Destacado do 10° Batalhão de Polícia Militar, baseado em Outeiro. A unidade está localizada na Rua Magalhães Barata, a 300 metros do trapiche que dá acesso à ilha.

A reestruturação do quartel é uma iniciativa do Governo do Estado, com execução da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Com a intervenção física, novas e melhores condições de trabalho foram oferecidas aos policiais militares que atuam em Cotijuba e nas ilhas próximas, entre elas Jutuba, Urubuoca, Paquetá e Ilha Nova, beneficiando cerca de nove mil moradores.

Participaram da entrega da unidade o titular da Segup, Jeannot Jansen; o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Roberto Campos; o chefe do Departamento Geral de Operações, coronel Roberto Damasceno; o diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, delegado Dilermando Dantas; a diretora de Prevenção Social da Violência e Criminalidade, delegada Silvia Rêgo; o diretor geral do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Nilton Atayde; o comandante do 10° Batalhão da PM, tenente-coronel Renato Dumont, além de integrantes dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

Cerca de R$ 138 mil foram investidos na reforma e ampliação da estrutura física do pelotão, que agora tem alojamentos, copa e refeitório, com novas mobílias e eletrodomésticos. As ações de policiamento da unidade de Cotijuba e ilhas adjacentes vão contar com um efetivo de 18 policias militares, que atuarão com três motocicletas e um veículo.

Segundo o titular da Segup, Jeannot Jansen, a iniciativa reflete de forma positiva para a população da ilha. “As novas instalações atendem as necessidades dos policiais militares, mas, sobretudo, da comunidade. Acho importante investir nos agentes de segurança pública. Essa ação oferece melhores condições de trabalho e consequentemente melhores resultados”, destacou.

O coronel Roberto Campos disse que o novo espaço e os equipamentos darão suporte e melhores condições de trabalho às ações da PM. “Antes da reforma, a unidade básica era menor e com pouco conforto para os policiais militares, que, às vezes, precisavam ficar alojados no pelotão. Agora, além da ampliação dos alojamentos com instalações refrigeradas, o quartel terá espaço específico para os presos que ficarão detidos provisoriamente e depois serão encaminhados de barco à delegacia de Outeiro, para os devidos procedimentos”, ressaltou.

A comerciante Maria Farias, que tem uma loja de materiais de construção em Cotijuba, disse que a reforma e ampliação do pelotão são iniciativas que possibilitam maior estímulo ao trabalho dos policiais militares. “Essas melhorias refletem em mais ações na ilha. Agora, por exemplo, pretendo deixar a loja aberta até o meio-dia, porque com o aumento do efetivo nas férias, vamos ter mais tranquilidade”, frisou.

“Sempre temos a visita dos agentes do Grupamento Fluvial de Segurança à ilha de Jutuba. Eles estão em contato constante com as ilhas, buscando informações com a comunidade, para saber se precisamos de algum auxílio. Com esse novo espaço do pelotão e os novos equipamentos, as ações da Polícia Militar só tendem a melhorar”, disse o morador da ilha de Jutuba Jorge Nascimento.