Pacto pela Educação reúne representantes de municípios no Hangar
Entre as programações do Pacto pela Educação do Pará desta quarta-feira (1), ocorreu a reunião do projeto Municípios Piloto, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, da qual participaram o governador Simão Jatene, o secretário de Educação, Helenilson Pontes, representantes das empresas parceiras do pacto e os prefeitos e secretários dos municípios de Almeirim, Bonito, Canaã dos Carajás, Curralinho, Juruti, Moju, Ourém, Paragominas, Primavera, Salinópolis, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santarém, São Miguel do Guamá, Tailândia, Tracuateua e Ulianópolis.
O Município Piloto é uma iniciativa do governo do Estado apoiada pelo Grupo de Parceiros Estratégicos do Pacto, que firma compromissos frente aos grandes desafios do desenvolvimento. O projeto deve funcionar como demonstrativo da possibilidade de alcançar as metas do pacto, chegando, antes de 2017, a um aumento de 30% do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Durante a reunião os municípios fizeram uma exposição sobre os avanços do projeto, incluindo medidas concretizadas pelas prefeituras e empresas parceiras e os compromissos assumidos pela Secretaria de Educação (Seduc). Com o Pacto Pela Educação, os municípios conseguiram avançar no desenvolvimento da educação e dar andamento em vários projetos, como formação continuada, reforma e ampliação de escolas, avaliação do processo de ensino-aprendizagem, participação e mobilização junto às empresas locais.
Os municípios de Canaã dos Carajás e Juruti assinaram compromisso com o Pacto pela Educação e com o projeto Município Piloto. Segundo o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Menezes, o compromisso assumido mostra o esforço de melhorar a educação e de contribuir para o desenvolvimento do Estado. "Fizemos essa adesão com coração e alma, pois Canaã é um município responsável, e vai lutar por esse desenvolvimento na educação. Tenho certeza que com a sociedade reunida vamos dar um grande avanço", disse.
A diretora do instituto Synergos, Wanda Engel, falou sobre a importância dos municípios no desenvolvimento da educação. "A grande meta do pacto é aumentar o Ideb em 30%. A primeira fase do ensino fundamental é responsabilidade dos municípios, então não se mexe nesse Ideb se todos os municípios não estiverem juntos nesta luta por melhoria da qualidade. Deste modo só o município pode dar força e entusiasmo para a rede municipal e também para a estadual para que educação melhore em todos os níveis", afirmou.
Helenilson Pontes agradeceu pela parceria dos municípios e das empresas que apoiam o pacto. "O Municípo Piloto dá foco aos projetos e programas desenvolvidos pela Seduc. Os prefeitos estão procurando o governo para conhecer os programas e participar dos projetos, com o objetivo de obter vitórias no desenvolvimento da educação e mostrar para a sociedade que é possível transformar a realidade e construir uma educação de qualidade no Estado", destacou o secretário.