Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operações reforçam policiamento na capital no mês das férias

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/07/2015 18h48

Reforçar o policiamento em áreas estratégicas da capital durante o veraneio. Esse é o principal objetivo do Sistema de Segurança Pública do Estado na Operação “Pontos Turísticos”, que integra a Operação Verão 2015, programada para esta quinta (2) e sexta-feira (3). O trabalho integrado das polícias Civil e Militar reúne tropas dos comandos de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), de Policiamento (CP) e de Policiamento Especializado (CPE) e integrantes da Guarda Municipal.

O objetivo é de coibir crimes como roubos e o funcionamento de estabelecimentos comerciais não autorizados e verificar a presença de crianças e adolescentes desacompanhados ou em situação de risco nos locais turísticos.

A operação ocorre nos locais mais visitados da capital: Portal da Amazônia, Estação das Docas, Mangal das Garças, Complexo Feliz Luzitânia, praças da República e Batista Campos, Praça Matriz de Marituba, Ilha do Combu e nas proximidades dos shoppings Boulevard, Pátio Belém, Castanheira e Parque. As ações de policiamento serão destinadas ainda às proximidades dos pontos turísticos.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, a operação foi projetada para garantir a segurança da população na capital. “Com a diminuição de movimentos nas ruas devido ao período das férias escolares, existe um aumento considerável de pessoas viajando para o interior do Estado. A estratégia do Sistema de Segurança é manter as ações de prevenção e policiamento, transmitindo um clima de segurança à sociedade”, explica o titular da Segup.

A programação da Operação Verão 2015 segue de 3 a 6 de julho, com as operações Rodovias, Saturação, Barreira Integrada/ Bloqueio, Lei Seca, Hypnus, Corredor Seguro e Duas Rodas, em Belém, Marituba, Ananindeua e distrito de  Mosqueiro. Policiais militares e civis, além de integrantes da Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) participam da fiscalização e das atividades de policiamento ostensivo no combate ao crime.

As operações oorrem em locais com maior movimento de pessoas e que respondam aos índices de ocorrências mais expressivos, a fim de combater, ainda, a prática de crimes e coibir a ação de pessoas suspeitas nas vias públicas. Outro foco das ações de segurança é a prevenção e combate às práticas de crimes e infrações no trânsito. “Fazemos um alerta para que a população modere no uso de bebida alcoólica. Os agentes de segurança envolvidos nessas operações atuarão com tolerância zero”, ressalta o secretário adjunto de Gestão Operacional, Hilton Benigno.

Os estabelecimentos comerciais, casas noturnas, bares e boates também são locais de atuação das operações do Sistema de Segurança. A Segup programou fiscalizações e abordagens a pessoas suspeitas para verificar a presença de crianças e adolescentes em situação de risco, além de atuar com o objetivo de garantir a ordem e o sossego público.