Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLORINDO CIDADES

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas promove oficina de pintura nas férias

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/07/2015 13h50

A Varanda da da Casa das Onze Janelas, no complexo Feliz Lusitânia, da Cidade Velha, vai oferecer em dois sábados do mês de julho, dias 4 e 18, a oficina “Colorindo cidades – as cidades invisíveis de Ítalo Calvino”. A atividade é gratuita e será ministrada de 10h as 12h.

O objetivo é dialogar sobre práticas museológicas que discutam educação patrimonial e memória usando como ponto de partida o livro "Cidades Invisíveis" do autor Ítalo Calvino, publicado em 1972. Nele, Calvino faz do personagem Marco Polo (navegador e desbravador italiano) o relator de paisagens imaginárias a serviço do imperador Kublai Khan (fundador da dinastia Yuan no império Mongol na Ásia durante o século XIII). A partir dos relatos e descrições extremamente detalhadas de Marco Polo, o imperador Kublai Khan vê-se diante de cidades inexistentes, que só existem na memória criada de quem as descreve e de quem as imagina.

“Vamos propor uma reflexão lúdica, as pessoas vão colorir desenhos xerocados de cidades comuns e contemporâneas: o cenário de uma favela, cidades coloniais, palafitas ou grandes metrópoles”, explica Milena Claudino, educadora que vai ministrar a oficina, lembrando que é a primeira vez que a atividade será ministrada e que tem os adultos como público-alvo.

O Espaço cultural Casa das Onze Janelas recebe um número crescente de visitantes, principalmente em meses de férias escolares. Em 2013 e 2014, houve um crescimento do público visitante e surgiu a ideia de oferecer atividades que somassem ao acervo da casa. “Aproveitamos o período das férias escolares aqui no Pará para divulgar o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas como um espaço de lazer social e cultural e de apropriação da população local e também de turistas”, afirma Milena.

Para este mês, os visitantes poderão prestigiar ainda a mostra “Experientia”, dos artistas Emanuel Franco, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró e Ruma, e a exposição “Antiga cidade”, da artista Dik Chagas, ambas com abertura no dia 7, às 19h; além da mostra “Itaú Cultural”, no dia 22, às 19h.

Serviço: Oficina “Colorindo cidades – cidades invisíveis de Ítalo Calvino”. Dias 4 e 18 de julho, de 10h as 12h. Atividade gratuita. Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. End: Praça Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha. Informações: (91) 4009-8821 / 8825.