Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER

Colônias de férias são opções de diversão em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/07/2015 18h25

Ficar na capital paraense durante as férias escolares pode ser um tédio para as crianças. Mas opções não faltam para garantir a diversão dos pequenos. A Fundação Cultural do Pará (FCP) inicia na próxima segunda-feira, 6, a Colônia de Férias da Biblioteca Arthur Vianna para crianças entre 5 a 10 anos de idade, pelo turno da manhã; e de 11 a 16 anos de idade, pelo turno da tarde.

As atividades ocorrerão na seção infantil, circulante, gibiteca e fonoteca, monitoradas com ações que proporcionem aos visitantes pleno interesse à leitura. Nos dois períodos de colônia de férias serão oferecidas oficinas de dobraduras de papel, para crianças, e confecção de pipas, papagaios e afins, para o publico infanto-juvenil. Também haverá atividades de contação de histórias e exibição dos filmes “Harry Potter” e dos vídeos do Catalendas, grupo que usa o universo do teatro de bonecos para apresentar o mágico mundo das narrativas populares brasileiras.

A funcionária pública Tatiane Alves já inscreveu seu filho, o Salomão, de cinco anos. “Eu queria que ele fizesse alguma atividade durante as férias, aqui vai ter contação de histórias e sei que ele vai gostar. Ele já veio conhecer e amou a brinquedoteca. Sei que é uma colônia legal porque vai passar conhecimento para ele, além dele poder brincar, curtir e melhorar a questão das relações interpessoais”, comenta.

Para a diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, a colônia de férias tem como objetivo dar acesso livre aos livros, para as crianças. “Como é nossa primeira experiência com a colônia de férias, esperamos que as crianças e jovens gostem das atividades”, diz.

Natureza - E no Mangal das Garças, outra colônia de férias aguarda o público infantil. Essa para quem quer ter mais contato com a natureza. Essa é a proposta da programação de julho do parque zoobotânico, em parceria com a ONG No Olhar. Na primeira quinzena, ocorre a tradicional Colônia de Férias do Mangal, com duas turmas, para crianças de 5 a 9 anos; já na segunda quinzena do mês, a programação de férias continua com oficinas educativas.

Aproximadamente 300 crianças devem participar de diversas atividades sobre a preservação do meio ambiente e valorização da cultura indígena. Uma das ações é a construção de brinquedos e peças artesanais reaproveitando materiais recicláveis. As crianças também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os índios, com contação de histórias que retratam os hábitos e lendas dos povos nativos.

No fim da programação, cada criança recebe título e carteira de Embaixador da Natureza. Válido por um ano, o documento permite acesso gratuito aos espaços e programações do Mangal.

Pro Paz - Para o mês de julho, a Fundação Pro Paz terá uma programação com diferentes atividades para as crianças e adolescentes nos bairros. Na região metropolitana, serão realizadas ações de arte, esporte, cultura e lazer nas UIPPs do Distrito Industrial, Terra Firme e Icuí-Guajará. Já em Santarém, no Baixo Amazonas, a UIPP Nova República também receberá atividades com temáticas de Cultura de Paz.

Fazem parte da programação de verão, ainda, ações de arte, esporte, cultura, lazer e palestras com temáticas sobre drogas, álcool, exploração sexual e família que serão levadas ao Centro Comunitário do Jurunas (Cobajur) e, em parceria com a Polícia Federal (PF), ao Clube de Funcionários da Polícia Federal, em atendimento às crianças e adolescentes dos bairros do Jurunas e Tenoné, respectivamente.

Serviço: Sobre a Colônia de Férias da Biblioteca Arthur Vianna, mais informações no telefone (91) 3202-4332. Sobre a Colônia de Férias do Mangal das Garças, mais informações no telefone (91) 3242-5052.