Primeiro fim de semana nos balneários foi marcado pela tranquilidade
Tranquilidade. Assim que pode ser encarado o primeiro fim de semana do veraneio pelo Sistema de Segurança Pública, dentro das ações da Operação Verão 2015, tanto na capital quanto nos balneários e praias do Estado. O trabalho nas férias escolares desenvolvidas em várias regiões do Estado teve início, oficialmente, no dia 1º deste mês.
Segundo a Secretaria Adjunta de Gestão Operacional, na sexta-feira e sábado, uma pessoa foi autuada por dirigir sem carteira de habilitação e outras sob o efeito de álcool. Sete ficaram detidas por envolvimento por tráfico de drogas. Houve ainda dois recapturados do Sistema Penitenciário, três por porte ilegal de armas. A Polícia Militar apreendeu 400 gramas de cocaína e um total de 21 bares e estabelecimentos similares também foram fiscalizados. Um bar foi fechado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, na sexta-feira a sábado, 30 ocorrências foram registradas, entre elas casos de crianças perdidas, afogamento, objetos cortantes e acidentes com animais marinhos. Salinas, Beja, Cametá, Salvaterra e Cotijuba foram os balneários e praias com maiores ocorrências registradas.
No sábado, 4, agentes do Departamento de Transito do Estado (Detran) removeram três veículos na localidade de Marudá, em Marapanim. Um total de 18 notificações foi expedido e 96 abordagens foram feitas. Em Conceição do Araguaia, sul do Pará, até sábado 55 abordagens e 21 remoções foram feitas pelo Detran.
A Polícia Rodoviária Estadual, em Salinópolis, registrou 1548 abordagens com 140 autuações, 16 retenções, um acidente e um recolhimento no último sábado, 4. Também no sábado, a Delegacia de Salinópolis registrou um roubo e quatro furtos. Nenhum homicídio foi registrado.
De 3 a 5 de julho, as Polícias Civil e Militar fizeram a Operação Saturação em casas noturnas e bares da cidade de Bragança, nordeste do Estado. Cerca de 40 abordagens foram realizadas na chamada "Pérola do Caeté". A fiscalização do Detran contabilizou 33 abordagens e onze autuações. A Polícia Civil registrou três roubos, um caso da Lei da Maria da Penha, um delito envolvendo tráfico de drogas e uma ocorrência de lesão corporal. Em Salinas, na tarde de ontem, homens da Polícia Militar capturaram o traficante conhecido como "Pucão". O entorpecente foi encontrado por policiais numa área de mangue.
Na praia de Ajuruteua, distante 36 quilômetros da sede de Bragança, o Corpo de Bombeiros trabalha com efetivo de 17 salva-vidas e até ontem nenhuma ocorrência foi registrada. Já na Praia do Amor, em Outeiro, ontem à tarde, policiais militares abordaram cinco motos, oito mototaxis, dois táxis, três carros e 29 pedestres.