Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Sespa leva ação de prevenção ao câncer de pênis às praças de Belém

Mobilização orienta população masculina e oferece serviços gratuitos de saúde na Praça da República e, no próximo domingo (1º), na Praça Batista Campos

Por Giullianne Dias (SESPA)
22/02/2026 11h19

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem e em parceria com o programa Saúde por Todo Pará, realizou neste domingo (22) uma ação de prevenção ao câncer de pênis na Praça da República, em Belém. A iniciativa ofereceu orientação, acolhimento e serviços gratuitos de saúde à população masculina, reforçando o compromisso do Governo do Pará com a prevenção e o diagnóstico precoce.

A mobilização reuniu profissionais da Sespa, integrantes da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e da liga acadêmica de urologia, com atendimento das 8h às 13h. A ação será repetida no próximo domingo (1º), na Praça Batista Campos, no mesmo horário.

Prevenção e diagnóstico precoce

O Pará ainda figura entre os estados com maior incidência de câncer de pênis no Brasil. Dados do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) apontam que, em 2024, foram registrados 34 casos da doença no Estado. Em 2025, até o momento, são 18 registros. Embora o câncer de próstata seja o mais frequente entre os homens, o câncer de pênis chama atenção pelo impacto físico e emocional, principalmente quando diagnosticado de forma tardia.

Segundo o coordenador estadual de Saúde do Homem da Sespa, Andrei Porpino, a informação é fundamental para mudar esse cenário. “O Pará ainda figura entre os estados com maiores registros de câncer de pênis, entretanto os dados do Painel Oncologia indicam que houve uma queda no número de casos registrados. A partir de 2022, a Sespa colocou em prática o projeto de prevenção do câncer de pênis no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Nosso foco é fortalecer a orientação e facilitar o acesso aos serviços”, afirmou.

Ele reforça que atitudes simples podem fazer a diferença. “Queremos reforçar que o homem não deve esperar o problema aparecer ou se agravar para buscar ajuda. A prevenção é sempre o melhor caminho”, destacou.

Doença prevenível e silenciosa
Chefe de Urologia e do serviço de transplante renal do Hospital Ophir Loyola, o médico Ricardo Tuma explicou que a doença ainda atinge um número expressivo de homens, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

“É uma enfermidade que ainda assola uma quantidade muito grande de homens. Essa campanha do Governo do Estado, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia e as ligas acadêmicas, tem como objetivo conscientizar e levar informações concretas à população sobre os cuidados necessários, principalmente com a higiene genital”, ressaltou.

De acordo com o especialista, o câncer de pênis pode ser evitado. “Normalmente ele é secundário a algumas infecções, principalmente ao HPV, que pode danificar o tecido genital ao longo do tempo. É uma doença que pode ser prevenida, desde que haja diagnóstico precoce. Muitas vezes começa como uma ferida indolor, e por isso acaba sendo subdiagnosticada”, explicou.

Ricardo Tuma alertou ainda para as consequências do tratamento tardio. “Quando o paciente demora a procurar atendimento, pode ser necessária uma cirurgia mutiladora, com amputação parcial ou total do órgão. Isso gera um sofrimento íntimo muito grande, especialmente em homens jovens, que acabam tendo a vida sexual impactada. Por isso, a informação é fundamental”, enfatizou.

Serviços gratuitos e cuidado integral

Durante a mobilização, a população teve acesso à aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (sífilis, HIV e hepatites B e C), avaliação nutricional, orientação nas áreas de urologia e oncologia, distribuição de preservativos e auriculoterapia. Também foi possível agendar um pacote com 19 exames de rotina, que serão realizados na Policlínica, ampliando o cuidado integral com a saúde masculina.

A proposta é aproximar os serviços da rotina da população e reduzir a resistência de parte dos homens em buscar atendimento preventivo.

População aprova a iniciativa

O ex-policial Ivo Cunha destacou a importância da prevenção. “A conscientização é importante. Tenho um amigo que descobriu um câncer de próstata agressivo no início porque fazia exame. Ele tratou e hoje está bem, jogando bola. Se não tivesse feito, poderia ter morrido. Prevenção é tudo”, afirmou.

O técnico em saúde pública Antônio Nascimento também buscou orientação e elogiou a campanha. “É muito bacana. Os homens também precisam cuidar da saúde, ter mais atenção com isso. Geralmente as mulheres se cuidam mais e ainda pegam no nosso pé. Essa campanha é muito boa, tudo que orienta é válido”, disse.

A mobilização segue no próximo domingo (1º), na Praça Batista Campos, das 8h às 13h, reafirmando o compromisso do Governo do Pará com a promoção da saúde do homem em todo o Estado.