HGT realiza ações comemorativas ao Carnaval dentro e fora da instituição
As ações especiais uniram alegria, acolhimento e inclusão junto aos usuários, acompanhantes e estudantes da rede municipal
O Carnaval no Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou, entre os dias 13 e 14 de fevereiro, a ações especiais de educação em saúde e humanizada, que uniram alegria, acolhimento e inclusão junto aos usuários, acompanhantes e estudantes da rede municipal. A programação será encerrada nesta segunda-feira, 16.
A primeira ação foi realizada com um animado bloquinho que percorreu diversos setores do hospital, levando leveza e descontração aos usuários, acompanhantes e colaboradores, sempre com respeito, sensibilidade e atenção à segurança assistencial.
Já na segunda ação, o HGT promoveu ação externa voltada à prevenção de alerta sobre gravidez precoce na adolescência, em uma escola estadual do município de Tailândia, reforçando a importância da informação, do diálogo e do cuidado desde cedo.
A iniciativa reforça o compromisso do HGT com a humanização do atendimento e com a promoção da saúde, valorizando cada pessoa em sua singularidade, inclusive nos momentos de celebração.
Organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade, o bloquinho do HGT passou pelas áreas de recepções, Centro de Hemodiálise e clínicas, transformando o ambiente hospitalar em um espaço ainda mais acolhedor. Com interação e momentos de leveza, a ação proporcionou sorrisos e reforçou que o cuidado em saúde também se expressa por meio da empatia, da escuta e da humanização.
Aprovação - A paciente Maria Eunice da Luz Santos, de 64 anos, compartilhou sua emoção ao vivenciar o momento de alegria promovido pelo bloquinho no HGT. Em tratamento de hemodiálise há cerca de um ano na unidade, ela destacou o impacto positivo da iniciativa.
“Achei uma iniciativa ótima do hospital. Apesar de eu não participar do Carnaval, o Bloquinho do HGT foi tão divertido, só de olhar e ouvir tudo aquilo já me fez muito bem”, contou.
A usuária ressaltou ainda a importância de ações como essa em um momento tão sensível. “A gente está passando por um momento delicado, e ver essa alegria, essa diversão aqui dentro do hospital traz conforto para o coração. Isso faz diferença para quem está aqui em tratamento”, afirmou, emocionada.
Paralelamente à programação festiva, o hospital realizou ação extramuros de prevenção à gravidez na adolescência, ampliando o diálogo sobre responsabilidade, planejamento e projeto de vida que levou informação e orientação aos estudantes da Escola Estadual São Francisco de Assis, em Tailândia, fortalecendo o vínculo entre o hospital e a comunidade.
A ação reuniu centenas de estudantes que participaram de palestra na Escola Estadual São Francisco de Assis, o diretor Renato Barreto destacou a relevância do tema e o papel da escola na formação integral dos estudantes.
“É com grande responsabilidade que reforçou a importância dessa palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência. A escola não é apenas um espaço de aprendizado acadêmico, mas também de formação cidadã, de orientação e de construção de projetos de vida”, afirmou.
Renato Barreto reforçou ainda que iniciativas como essa fortalecem a autonomia dos estudantes. “A prevenção começa com diálogo, conhecimento e respeito. Quando promovemos momentos como este, estamos investindo na autonomia, na saúde e nas oportunidades de cada estudante”.
Aprovação - A estudante Letícia de Oliveira dos Santos, de 17 anos, também destacou a importância da palestra e o impacto das informações compartilhadas com os alunos. “Eu amei a palestra sobre orientação sexual. Foi muito importante para orientar muitas meninas sobre gravidez na adolescência e sobre o uso das proteções indicadas. Algumas meninas só conheciam a camisinha e não sabiam que existem outros métodos, como injeções ou anticoncepcionais em comprimido”, relatou.
Segundo ela, o conteúdo também foi essencial para conscientizar os meninos. “Isso ajudou muito os meninos, que às vezes também não se protegem de doenças e não usam camisinha. É muito importante falar sobre isso. Eu adorei a palestra de hoje”.
Nesta segunda-feira, 16, a programação carnavalesca será encerrada com ação sobre a temática, pela parte da manhã e tarde, entre usuários adultos e infantis, além de acompanhantes.
HGT - O Hospital Geral de Tailândia (HGT) dispõe de 71 leitos. O acesso aos serviços é por meio da Central de Regulação Municipal. Os atendimentos de urgência e emergência são realizados em regime de livre demanda ou por encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária.
Texto: Ascom / HGT
