Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Hospital de Clínicas reforça estoque de sangue para o carnaval

A 41ª Campanha de Doação de Sangue integra o calendário anual do HC e segue promovendo a conscientização sobre a importância da doação regular

Por Lucila Pereira (HC)
13/02/2026 18h06

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC),em Belém, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizou nos dias 10, 12 e 13, mais uma edição da tradicional campanha de doação de sangue, reunindo colaboradores, residentes, pacientes e membros da comunidade em um gesto de solidariedade e cuidado com a vida.

A 41ª edição da campanha teve como objetivo reforçar os estoques de sangue do Hospital de Clínicas, especialmente neste período crítico de pré-Carnaval, quando o aumento da circulação de pessoas e o crescimento de acidentes tornam a demanda por transfusões ainda maior. Para ampliar a captação, a ação contou com o apoio de uma unidade móvel do Hemopa, instalada no HC, oferecendo estrutura adequada e atendimento humanizado aos doadores. Ao longo dos três dias de campanha, compareceram 293 doadores, número considerado excelente pelos organizadores da campanha, que esse ano, por questões operacionais, contaram com uma estrutura de captação 50% menor do que os outros anos. Mesmo assim, a quantidade de bolsas de sangue coletadas devem reforçar o estoque e contribuir para salvar vidas.

Segundo Aline Rodrigues, presidente da Comissão de Captação de Sangue do HC, esse número representa muito mais do que uma sequência de campanhas, “ele traduz compromisso, continuidade e responsabilidade com a vida”, pontua.

"Mais do que captar bolsas de sangue, buscamos fortalecer uma cultura de solidariedade. Quando a comunidade entende que doar é um gesto simples, seguro e capaz de salvar vidas, ela passa a se reconhecer como protagonista nesse processo", destacou Aline.

Entre os participantes, residentes e servidores reforçaram a importância de aproveitar as oportunidades de doar. Rafaela Espíndola de Andrade, residente de 23 anos, disse que sempre participa das campanhas realizadas no hospital: “Já sou doadora e, sempre que posso, participo. Sei que cada doação pode salvar até quatro vidas, então é algo muito importante para mim.”

Carolina Soares, servidora que atua na Unidade Coronariana (UCA) do HC, destaca a conexão entre sua rotina de trabalho e o gesto da doação: “Trabalho com o pós-operatório de cirurgia cardíaca e vejo diariamente a necessidade de sangue. Doar é ajudar o outro como gostaríamos que fizessem por nós”, afirma.

Para Betânia Mourão, da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, a ação reforça a parceria entre as instituições e a importância da cultura solidária: “Neste período, quando a movimentação aumenta e a cidade se enche de visitantes, ampliar os estoques é fundamental para garantir tranquilidade no atendimento de casos críticos.”

Texto: Kelly Barros (Ascom HC)