Moradores da Gleba Jacaré, em Nova Ipixuna, serão capacitados em piscicultura
Trinta e sete moradores da comunidade Gleba Jacaré, localizada a 30 km da sede do município de Nova Ipixuna, no sudeste paraense, participarão nestas quarta e quinta-feira, 8 e 9 de julho, do curso “Noções básicas de piscicultura”, que será organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
O curso será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semud), e será ministrado pelo engenheiro agrônomo do escritório local da Emater, de Rondon do Pará, Nilton de Araújo Figueira.
A demanda surgiu após a realização do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), uma solução proposta pela Emater para enfrentamento de diversos problemas relativos à temática rural, entre os quais, a pesca artesanal no município, uma atividade introduzida pela Emater, em algumas áreas rurais do município.
O curso atende uma demanda de política pública a comunidades de áreas de assentamento rural e visa contribuir com questões como preservação de espécies e melhoria da qualidade de vida das comunidades de pescadores.
A expectativa da empresa segundo o engenheiro agrônomo Genival Reis dos Santos, chefe do escritório da Emater em Nova Ipixuna, é “mostrar novas técnicas de manejo, dar orientações sobre comercialização do pescado, além de também poder planejar junto com os participantes, formas de acompanhamento e avaliação dos resultados”.