Programa QualificaTur promove qualificação profissional e fortalece turismo no Pará
O programa QualificaTur tem como objetivo formar e aprimorar as habilidades profissionais relacionadas ao turismo e hospitalidade e tem programação de cursos em todo o estado
Valdenir Gonçalves já atuava de forma iniciante e esporádica no ramo de panificação em Santarém. Ele percebeu uma oportunidade de se qualificar recentemente e aproveitou. “Achei muito importante eu vou aprimorar cada fez mais, me tirou bastantes dúvidas que eu tinha. Se tivesse de novo o curso faria de novo, gostaria que viesse uma continuação", afirma.
Ele é um dos alunos do QualificaTur, programa do governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). Só em Santarém são 38 turmas e aproximadamente 945 profissionais capacitados devem ingressar ou conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Os cursos ofertados no município são de agente comunitário de turismo, atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, bartender com idioma em inglês, camareira, consultor de turismo responsável, gestão de negócios turísticos, culinária regional, condutor de turismo de base comunitária, instrutor de elaboração de roteiro turístico, marketing digital e gestão de redes sociais para o turismo, organizador de eventos, panificação e confeitaria e petisco paraense. As capacitações começaram no dia 22 de janeiro e seguem até 27 de fevereiro.
O programa QualificaTur tem como objetivo formar e aprimorar as habilidades profissionais relacionadas ao turismo e hospitalidade, promovendo a valorização da cultura regional, aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes, fortalecendo o turismo como atividade estratégica para o desenvolvimento econômico do estado.
“O programa Qualificatur contribui para tornar o Pará mais competitivo como destino turístico, promovendo atendimento de excelência, geração de emprego e renda e o crescimento sustentável da atividade turística, além de oportunizar formação para pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho”, explica o secretário-adjunto da Setur, Lucas Vieira.
Metodologia
As aulas foram conduzidas por profissionais experientes, com conteúdos direcionados também ao atendimento do turista estrangeiro, reforçando a preparação da região para receber visitantes nacionais e internacionais.
As metodologias aplicadas foram inovadoras e imersivas, combinando teoria e prática. Durante cada curso, os alunos vivenciaram experiências reais em equipamentos turísticos, demonstrações práticas e degustações dos produtos elaborados.
A aluna, Ciléia Cunha de Oliveira, participa do Curso de Gestão de negócios turísticos e Condutor de turismo e avalia positivamente. “Fiquei encantada com esta área de turismo, sou muito grata este curso pela oportunidade, me ajudou também muito com questões pessoais, a me sentir melhor, e a ter certeza que nunca é tarde para aprender. Espero poder participar de outros", conta a cursista.
Os cursos de gastronomia foram os mais procurados. A instrutora Rose Costa destacou que os concluintes estão aptos a transformar o conhecimento adquirido em uma oportunidade concreta de geração de renda. "Foi muito gratificante, pois algumas turmas, além de terem praticado diretamente em um equipamento turístico, também receberão a oportunidade de serem chamadas para ingressar no mercado de trabalho por proprietários desses estabelecimentos”, disse.
A capacitação em culinária regional é ministrado pela Chef Alcimar Feitosa, especialista em cozinha do Norte e pós graduada em docência do ensino superior em gastronomia. Em suas aulas já passaram receitas como bolinho de piracuí, bolinho de pirarucu, mujica de pirarucu, bolinho de pirarucu e arroz paraense.
A professora Paula Moura, responsável pelos cursos em Santarém, avalia positivamente o QualificaTur. “Devido os benefícios que são muito significativos, tanto para a trajetória profissional do cursista quanto pessoal, atuando como um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Eles facilitam a inserção ou recolocação no emprego, promovem o desenvolvimentos de habilidades técnicas como é o caso dos cursos de Marketing, gestor de eventos, panificação e todos os outros”, pontua.
Estão previstos cursos para todas as regiões do Estado. Atualmente, além de Santarém estão sendo ofertadas capacitações em Belém, Marituba e Benevides, na Região Metropolitana, que devem capacitar duas mil pessoas. Os municípios de Redenção, Rio Maria, Anapu e Brasil Novo também estão com programação de cursos do QualificaTur.
