Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NORMALIDADE

Após intenso trabalho, abastecimento de água é retomado por etapas na Região Metropolitana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/07/2015 23h25

Com o sucesso dos testes do novo transformador, o sistema elétrico da Estação do Bolonha, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), foi recuperado, permitindo o início, ainda no fim da tarde desta terça-feira (7), do processo de captação e tratamento de água. Após esta etapa, foi iniciado o abastecimento dos setores para a liberação da água na rede, num processo chamado de pressurização, que dura em média três horas. Assim, durante a noite foi sendo retomado aos poucos o fornecimento de água em toda a Região Metropolitana de Belém, o que se estenderá pela madrugada, uma vez que os reservatórios da Cosanpa e residenciais serão novamente abastecidos para atender toda a rede de distribuição e as unidades consumidoras.

Em entrevista coletiva concedida ainda pela manhã, o diretor de Expansão e Tecnologia da Cosanpa, Fernando Martins, informou que uma nova rede elétrica foi instalada e um transformador reserva foi acionado para substituir o equipamento anterior, destruído durante o incêndio provocado por um curto-circuito, no último domingo (5), nos quadros de comando da estação. “Trocamos as redes internas danificadas com este curto-circuito e substituímos todas por redes aéreas. A Celpa fez isso durante o dia e à noite, para ligar os quadros novos”, explicou.

Cobertura – Ações emergenciais foram tomadas pelo governo para garantir que serviços essenciais, como saúde, não fossem prejudicados. Desde segunda-feira (6), viaturas do Corpo de Bombeiros abasteceram os principais hospitais da capital. Nas unidades administradas pelo Estado, foram adotadas medidas para garantir os serviços que dependem diretamente do abastecimento de água. No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, um sistema complementar ao que é usado normalmente pela unidade foi colocado em operação. Durante a madrugada, uma força-tarefa garantiu o restabelecimento da água.

Para não comprometer o atendimento de pacientes e usuários, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna providenciou o abastecimento das cisternas da unidade. No Centro de Hemodiálise Monteiro Leite, em Batista Campos, o trabalho foi feito pelo Corpo de Bombeiros. A prioridade foram os setores de unidade de terapia intensiva (UTI), emergências, centros cirúrgicos e obstétricos. No começo da tarde, os pacientes foram remanejados para outras clínicas e para a própria sede do Hospital de Clínicas, até que se restabeleça o abastecimento.

Enquanto os trabalhos de recuperação da estação elétrica do Bolonha seguiam na fase de finalização, o governo executou ações emergenciais para amenizar as necessidades em bairros da capital. Após priorizar os hospitais da capital, na tarde desta terça-feira (7), a Cosanpa e o Corpo de Bombeiros fizeram distribuição de água em carros-pipa em pelo menos sete pontos fixos, entre eles o canal da Quintino com a Travessa Padre Eutiquio e Aldeia Amazônica, na Pedreira.

Força-tarefa – A interrupção no abastecimento de água em 22 bairros da Grande Belém foi provocada por incêndio causado por curto-circuito nos quadros de comando da Estação Bolonha. O desligamento das linhas de distribuição já estava previsto desde sexta-feira (3), para a execução de serviços no sistema de energia elétrica, visando à compatibilização técnica e ambiental com as obras no Parque Estadual do Utinga. A pane, que atingiu o transformador de 5 mil KVA que alimentava a Estação do Bolonha, impediu o cumprimento do cronograma.

Uma ação rápida do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se alastrasse e permitiu que as equipes da Cosanpa iniciassem os trabalhos ainda na noite de domingo (5), avançando pela madrugada de segunda-feira (6), para garantir o restabelecimento da distribuição de água no menor tempo possível. Em coletiva à imprensa, o presidente da Cosanpa, Luciano Dias, e o diretor de Operações, Antonio Crisóstomo, detalharam o trabalho que foi feito para restabelecer o fornecimento na Região Metropolitana de Belém. A força-tarefa seguiu com frentes de trabalho que reuniram Eletrobrás e Celpa para restabelecer o serviço o mais rápido possível.