Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Trote solidário da PM ajuda hemocentro de Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/10/2017 00h00

Nada melhor que iniciar uma nova fase na vida ajudando a quem precisa, foi com esse intuito que alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Polo Santarém participaram, nesta sexta-feira (13), de um trote solidário. O objetivo foi fortalecer o Hemocentro Regional do Oeste do Pará com doação dos mais variados tipos sanguíneos.

A ação contou com a participação de 135 alunos e foi promovida pelo Comando de Policiamento Regional (CPR I) e 3º BPM. O trote solidário serviu para abastecer o estoque de bolsas de sangue da unidade, que atende a demanda de Santarém e de mais 18 municípios na região.

Por sua abrangência regional, o Hemocentro demanda frequentemente bolsas de sangue a todas as cidades atendidas pela unidade. Por conta disso, o estoque precisa estar sendo constantemente abastecido. De acordo com a direção do hemocentro, a média mensal para classificar o estoque em nível satisfatório, em condições de suprir a demanda de todos os municípios da área de circunscrição, são 650 bolsas. Por isso, para a assistente social do Hemopa, Anaíde Silva, iniciativas como a da PM são sempre bem vindas.

"Essa campanha foi muito importante, porque é um incentivo para que outras instituições atentem para a importância da doação de sangue. A PM sempre nos ajuda, principalmente quando há novos alunos ingressando na corporação. E esses alunos poderão se tornar doadores de repetição, que é o ideal, para que a gente tenha sempre na nossa cidade pessoas que possam vir doar sangue pelo menos duas vezes ao ano", relata a assistente social.

Segundo Anaíde, as campanhas ajudam a manter equilibrado o estoque técnico do hemocentro. "Apesar de equilibrados, temos sempre de estar preparados para a qualquer momento ter todos os tipos sanguíneos disponíveis", ressalta.

Para o comandante do CPR I, coronel Heldson Tomazo, a iniciativa da Polícia Militar mostra que a instituição pode servir e proteger a sociedade de diversas formas, uma delas é ajudando a promover o bem estar, principalmente a quem mais precisa.

Serviço:
Para doar sangue basta procurar o Hemocentro Regional, sediado no município de Santarém, que funciona na Avenida Frei Vicente, nº 628 - Bairro Aeroporto Velho, de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. O doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos; pesar acima de 50 kg; estar bem alimentado e apresentar documento original com foto. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de pais ou responsáveis legais para assinar um termo de consentimento. A coordenação do Hemopa reitera que todas as informações são repassadas, a fim de esclarecer dúvidas e questionamentos a quem vai doar sangue pela primeira vez.