Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran reforça ações de fiscalização em Salinópolis no feriadão

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/10/2017 00h00

Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) estão com ações concentradas em Salinópolis, nordeste do Estado, desde o feriado de quinta-feira (12). O trabalho segue até este domingo, 15, e visam garantir a segurança nas vias de moradores e turistas que procuram o município em função do feriado, que muitas pessoas aproveitaram para levar até o fim de semana.

Segundo o coordenador da ação, agente Ademilton Vaz, o trabalho é realizado principalmente à tarde e à noite, na PA-444, rodovia de acesso à praia do Atalaia, para garantir a segurança na via de condutores e pedestres durante o retorno do balneário. “O movimento tem sido um pouco mais intenso que o normal, mas ainda assim tranquilo, e o trabalho tem sido realizado sem maiores problemas”.

Os agentes estão verificando documentação, condição de trafegabilidade dos veículos e transporte adequado de passageiros, além da realização de teste com etilômetro. Os crimes de trânsito têm sido encaminhados à delegacia local. As ações contam com o apoio da Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

O condutor pode se recusar a fazer o teste do bafômetro, mas, de imediato, será autuado de acordo com o art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A recusa é considerada uma infração gravíssima e diante dela o motorista recebe as mesmas punições administrativas do motorista embriagado que aceita fazer o teste: multa de R$ 2.934,70 e carteira de habilitação recolhida. E, se na ocasião da abordagem o condutor não apresentar um motorista habilitado, o veículo deverá ser apreendido.

A constatação de embriaguez pode ser feita quando o agente fiscalizador percebe hálito etílico, olhos vermelhos ou desorientação por parte do condutor, e ainda a partir de imagens, testemunhas e outros elementos. O crime é configurado nos casos em que o motorista apresente concentração igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de sangue. Nesta situação o condutor fica sujeito à detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de obter permissão ou a carteira nacional de habilitação (CNH) para dirigir veículos automotores.

Outras ações

O Detran deslocou agentes de fiscalização para diversos balneários para atender a população que pôde aproveitar o feriado até o final de semana. Barcarena e Santa Izabel estão com ações reforçadas neste período, já Altamira recebe uma grande operação “Lei Seca”.

Neste final de semana também ocorre a 19ª. Romaria de Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal, nordeste paraense, que reúne cerca de 300 mil fiéis todos os anos, uma das maiores de todo o Estado. O Detran deslocou agentes de trânsito para auxiliar o efetivo local na organização do trânsito durante a romaria e a programação do final de semana na localidade.