Hospital Regional do Leste reduz infecções e alcança 98% de aprovação dos usuários
Unidade em Paragominas destaca-se em projeto nacional do Ministério da Saúde com ações de biossegurança e metodologias inovadoras
Comprometido com a segurança do paciente e dos profissionais, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, promoveu ao longo deste mês uma série de ações voltadas às boas práticas de biossegurança. As atividades foram conduzidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e realizadas em todos os setores assistenciais da unidade.
As ações de biossegurança promovidas no hospital contribuem diretamente para a segurança e a qualidade do atendimento aos pacientes. Ao reforçar o uso correto dos equipamentos de proteção e as boas práticas assistenciais, o risco de infecções e de contaminações durante os atendimentos é reduzido, garantindo um cuidado mais seguro. Com uma abordagem dinâmica, as oficinas ofereceram orientações práticas e interativas, reforçando o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
De janeiro a dezembro do último ano, o HRPL promoveu diversas ações educativas, incluindo 219 treinamentos, 224 orientações e 22 campanhas institucionais. As iniciativas somaram 33.624 horas de capacitação. Esse compromisso com a qualidade e a segurança dos pacientes garantiu a média superior a 98% de aprovação de seus usuários em 2025.
Responsável pelo setor de Gestão de Pessoas do Hospital, Tays Carvalho explica que iniciativas como essa reforçam o compromisso do HRPL, por meio da Gestão de Pessoas e do SESMT, com a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro, consciente e alinhado às boas práticas de saúde e segurança ocupacional.
“Durante a atividade, os participantes puderam esclarecer dúvidas, refletir sobre comportamentos seguros e compreender que o cuidado com a segurança é um compromisso diário, essencial para a preservação da saúde, da integridade física e da qualidade do trabalho realizado”, pontuou a gestora.
Segurança do Paciente - O HRPL segue avançando no projeto “Saúde em Nossas Mãos”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Proadi-SUS e seis hospitais de referência nacional. No último ano, a unidade ganhou destaque pelos resultados alcançados com a implementação do Kamishibai, metodologia de origem japonesa que possibilita identificar fragilidades nos processos assistenciais e fortalecer a adoção de protocolos de segurança, contribuindo diretamente para a melhoria contínua da qualidade do cuidado.
Com acompanhamento do Hub Beneficente Portuguesa de São Paulo, o HRPL já registra redução de 78% nas infecções de corrente sanguínea (IPCSL) e eliminação total das infecções do trato urinário (ITU). Entre quase 300 hospitais participantes do projeto, o HRPL foi um dos cinco selecionados para apresentar seus resultados, sendo o único representante do Estado do Pará.
Aprovação - A usuária Vera Nice Pereira de Almada, 47 anos, passou por consulta com o neurologista. Ao avaliar a experiência, ela ressalta que “o atendimento foi satisfatório e realizado de forma adequada. Desde a chegada, os profissionais demonstraram educação, respeito e muito profissionalismo. Senti-me bem acolhida durante todo o atendimento. Os profissionais transmitiram segurança e confiança nos procedimentos, o que fez toda a diferença”.
Para ela, o cuidado ofertado pelo HRPL é marcado pelo compromisso com o bem-estar dos pacientes. “Acredito que o atendimento é humanizado. Sem dúvida, eu indicaria o serviço a quem precisa. O Hospital representa um serviço de grande importância para a saúde da população. É um apoio essencial para quem precisa de atendimento especializado”, diz Vera, que trabalha como auxiliar de Saúde Bucal.
Serviço:
O Hospital Regional Público do Leste é um órgão da rede de saúde do governo do Pará, administrado pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O HRPL fica localizado na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelo telefone: 0800 5803291.
Texto: Pedro Amorim
