Crianças aprendem lições de meio ambiente durante Colônia de Férias do Mangal
Quem disse que o período de férias escolares também não é um momento de adquirir conhecimento? No Mangal das Garças, os participantes da Colônia de Férias se divertem com atividades lúdicas enquanto descobrem a natureza e a importância de preservar o meio ambiente. Nesta quinta-feira, 9, as crianças participaram de um momento de reflexão e conscientização a respeito do não desperdício e poluição da água, durante a apresentação do espetáculo de fantoches “O Reino das Águas limpas”.
“Ensinamos hábitos como preservar a água, a natureza, não jogar lixo nas ruas e nos rios, não passar muito tempo no banho e escovar os dentes com a torneira desligada”, explica o ator Bernard Freire. De acordo com o artista, a ludicidade é uma das melhores formas de levar conhecimento para os pequenos. “O teatro de fantoches ajuda a explicar situações de crise na água, falta de água ou abastecimento através de um jogo muito lúdico”, detalhou o ator.
Para Bruna Santos, 6 anos, a lição ficou bem clara. “Teve uma bruxa que poluiu tudo e depois ela aprendeu que não pode poluir a água e que não pode sujar nada”, contou a menina. Carlos Miguel Furtado, 5 anos, também relatou que o teatro foi um dos momentos mais divertidos da Colônia. “Achei legal, aprendi muitas coisas. Eles ensinaram que não pode gastar água e não pode jogar lixo no chão”, destacou. Ao fim da Colônia as crianças se tornarão os novos Embaixadores da Natureza do Mangal.
O espetáculo foi apresentado pela Associação Comunitária da Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa, por meio de seu Projeto Técnico Social, que leva ações de conscientização para bairros e locais onde estão sendo realizadas obras da Companhia. Daiana Monteiro, pedagoga responsável pelo projeto, informa que existe todo um projeto em torno da obra. “A equipe técnica social trabalha com atividades diversas, educativas, esportivas e cursos profissionalizantes para a área beneficiada”, explica a pedagoga.
"Quando planejamos a Colônia procuramos trazer para as crianças atividades culturais que sejam educativas e levem uma mensagem positiva. É a segunda vez que firmamos esta parceria de sucesso com a Cosanpa", frisa Isa Arnour, gerente de marketing do Mangal das Garças.
A Colônia de Férias é um projeto gratuito realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e através da Pará 2000, organização social que administra o parque zoobotânico.