Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mangal das Garças forma novos embaixadores da natureza

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/07/2015 13h53

Encerrou neste sábado, 11, a primeira turma da Colônia de Férias do Mangal das Garças. As 25 crianças que participaram durante toda a semana de programação voltada para educação ambiental são agora os novos “Embaixadores da Natureza do Mangal”. No último dia de Colônia, eles fizeram homenagem aos pais, receberam certificado de participação e carteirinha de embaixador, que dá direito a acesso gratuito aos espaços do parque.

Realizada de forma gratuita pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e da Pará 2000, organização social que administra o parque, a programação já ocorre há quatro anos e tem como missão despertar a consciência ambiental ainda na infância. “É com muita satisfação que chegamos à conclusão de mais uma turma com sucesso. O que fica na vida dessas crianças não tem preço, elas levam isso pra sempre. E o principal é que a gente consegue despertar em cada uma delas o amor ao meio ambiente”, destaca Isa Arnour, gerente de Marketing da Pará 2000.

Os novos Embaixadores da Natureza passarão a integrar o Clubinho Ambiental do Mangal, que reúne todas as crianças que já participaram da Colônia e que tem como missão cuidar da natureza. Para André Luiz Cunha, professor de biologia e pai de um dos participantes, a programação é uma oportunidade de disseminação de ideias e conhecimento. “A gente fala numa linguagem simbólica sobre plantar uma semente, mas isso foi realizado aqui realmente na prática. Todo dia ele chegava e dizia o que aconteceu, o que aprendeu sempre muito empolgado e entusiasmado. Até o vocabulário ele começou a expandir sobre determinados assuntos. Esse é um incentivo que todos merecem ter, não só as crianças. Achei extraordinário o trabalho desenvolvido”, opinou.

Aos 7 anos, André Luiz Junior conta que a experiência no Mangal foi única. “O que eu mais gostei foi a primeira vez que eu fui na torre com o papai. Na colônia, aprendi a fazer as coisas que vou levar pra casa e conheci a natureza. Vou voltar pra ver a árvore que eu plantei”, relata o menino.

A programação de julho do Mangal continua com uma nova turma de Colônia de Férias entre os dias 14 a 18 de julho e com Oficinas Educativas entre os dias 21 a 24 e 28 a 31. Para Isa Arnour, a satisfação de cada criança é um incentivo para a realização da colônia. “Foi muito emocionante vermos as crianças aprendendo, participando, os pais elogiando o trabalho. Isso nos traz motivação pra pensar em atividades que agregam cultura, lazer e ao mesmo tempo educação ambiental, porque informações a gente tem muito, mas o conhecimento precisa existir, até porque a gente só cuida, valoriza e ama o que a gente conhece”, finalizou.