Parcerias garantem doações para manter estoque de sangue do Hemopa em julho
A movimentação foi grande neste sábado, 11, na sede da Fundação Hemopa com o gesto solidário de grupos de doadores de sangue. Mais de 280 voluntários compareceram ao Hemopa, dentre os quais 86 doadores da campanha “Ribeiro Todos Juntos”, da família Ribeiro de Icoaraci, do projeto “Mãos que ajudam”, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e do grupo do Instituto Àster que realizou sua doação na Estação de Coleta Hemopa Castanheira. O movimento foi considerado satisfatório pela Gerência de Captação de Doadores (Gecad) para um fim de semana de julho.
A acadêmica de Direito Aline Ribeiro, de 22 anos, e tipo sanguíneo O positivo, seguiu o exemplo dos familiares e realizou hoje sua primeira doação. Contagiada pela boa intenção da família Ribeiro doou ao lado do tio e também doador de primeira viagem Charles Ribeiro, 36, que se programou antecipadamente e veio da cidade de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, especialmente para participar da campanha. “Estamos muito felizes, é uma satisfação poder ajudar, que esta seja a primeira de muitas doações que ainda virão”, disse.
Os voluntários do projeto “Mãos que ajudam” chegaram à sede do hemocentro em dois ônibus vindos dos bairros do Entroncamento, Cabanagem, Tapanã e Marambaia. O responsável pelo grupo, o professor de história John Gois, 28, conta que as ações acontecem durante todo ano e se intensificam neste período em que conscientes da baixa no estoque e atendendo ao pedido da Gecad eles vem ao hemocentro para ajudar as pessoas que precisam de sangue.
A estudante Iasmim Fonseca, 16, moradora do bairro da Marambaia em Belém participa do grupo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e veio acompanhada da mãe Regiane Fonseca que também é doadora para realizar sua primeira doação. “Fiz questão de doar, afinal o que é uma dorzinha perto desse ato tão grande que estamos fazendo que é o de salvar vidas”, comentou.
A assistente social Nilvete Smith, da Gerência de Captação de Doadores, espera que esses grupos sejam agentes multiplicadores desta causa e incentivem os amigos e familiares. “Essas parcerias são muito importantes, elas vêm dar um reforço necessário ao nosso estoque e nos ajudam a suprir as demandas. Nós só temos a agradecer aos nossos parceiros doadores voluntários de sangue”, completou.
Quem pode doar sangue - Candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, e peso acima de 50 kg. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum, ao contrário, recomenda-se uma boa alimentação antes da doação. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 16h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 16h (sendo que este horário de funcionamento para os sábados funcionará somente em julho). Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280 8118.