Salvaterra e Soure têm verão com muita tranquilidade
Sábado de muito sol nas praias do Pesqueiro, em Soure, e Grande, em Salvaterra, municípios que integram a região do arquipélago do Marajó, locais muito procurados por quem deseja sossego e também diversão.
As viagens de Belém para os municípios dessa região, seja via navios, seja por ferry boats (embarcação), receberam horários extras, e às sextas-feiras há o último horário de 21 horas, sempre muito disputado.
Em Soure, a diversão está nas praias do Pesqueiro, que fica distante da cidade numa viagem de cerca de 30 minutos. É a praia mais tradicional, mas existe também a de Barra Velha, com boa procura por todos. Nas duas praias, o policiamento está reforçado por 50 integrantes da Polícia Militar do Estado que vieram da capital Belém, para se juntar aos 196 policiais que integram o 8º Batalhão da Polícia Militar da Ilha do Marajó, com abrangência sobre os municípios de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari.
O comandante do batalhão é o major Oscar de Paula Sobrinho, que assumiu o comando há dois meses. Com experiência de 22 anos na PM, o militar diz que neste início das férias tudo está bem tranquilo. “É sabido que temos um aumento de cerca de 40% na população nas duas cidades, durante as férias de julho, mas estamos sem ocorrências de maior vulto”, disse Oscar.
“Nosso trabalho é feito conjuntamente com a Polícia Civil e damos apoio também ao Departamento Estadual de Trânsito – Detran. Estamos atuando com mais rigor na fiscalização de bares, para que sejam respeitados os horários limites, e também coibir a poluição sonora. Estamos nas ruas em rondas de policiamento ostensivo. Com o Detran atuamos para que seja respeitado a proibição de veículos automotores na areia próximo ao mar. Mas estamos sem problemas maiores”, completou o major Oscar.
Prevenção - Pela manhã, com a maré baixa, os integrantes do Corpo de Bombeiros, em guarda na praia do Pesqueiro, estavam sem maiores atividades. Todo o contingente veio de Belém. São duas turmas de dez militares cada, que vão se alternar no trabalho a cada 15 dias das férias de julho. O comando em Soure é do sargento Ivanildo, que estava sendo auxiliado pela bombeiro soldado Leão. Os dois ressaltaram a tranquilidade desse início de férias.
“Nossa preocupação aqui em Pesqueiro é com os dois canais que cortam a praia. Quando a maré começa a encher, eles ficam perigosos e precisamos orientar os banhistas. Também já tivemos dois acidentes com animais. Um com arraia e outro com picada de cobra. Mas tudo foi resolvido rapidamente”, disse Ivanildo.
A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) está também fazendo ações de prevenção na cidade e nas praias de Soure, e outros municípios próximos. No sábado, o trabalho começou pela praça em frente ao mercado municipal, e mais tarde, na praia do Pesqueiro. São ações de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) – com distribuição de preservativos - e também sobre acidentes por escalpelamento.
A equipe é composta por quatro agentes, com chefia de Luiz Carlos Bahia, chefe de manutenção da Sespa. “Intensificamos a prevenção de acidentes por escalpelamento porque já tivemos registro de três casos, este ano. Distribuímos panfletos, e damos orientações para os donos de barcos que ainda não fazem a proteção do eixo de rotação dos motores em suas embarcações”, explicou Luiz Carlos.
No final da tarde de sábado, na praia Grande, em Salvaterra, os veranistas aproveitaram a maré cheia para tomar banho. Os fortes ventos e ondas eram motivo de atenção redobrada para os dez guarda vidas do Corpo de Bombeiros, que mantinham a atenção constante sobre todos, especialmente as crianças presentes na orla da praia.
Efetivo - Salvaterra ainda não tem uma guarnição e quartel do Corpo de Bombeiros, e todo o contingente veio de Belém para reforçar a segurança. São 23 militares, entre guarda vidas, cinco vistoriantes (que fazem abordagens nas estradas) e oito policiais em dois turnos em uma viatura que atuam nas estradas também. A Defesa Civil Estadual está com cinco agentes que auxiliam nas ocorrências.
A viatura tem equipamento de desencarceramento, que é utilizado em casos de acidentes quando há pessoas presas nas ferragens dos veículos.
“Nossa ação é prevenção. Aqui nesta praia, os banhistas gostam de trazer bóias de plástico grandes e aqueles colchões infláveis. Como aqui as ondas são fortes, orientamos para que isso não ocorra. O que nos deixa felizes é que a população recebe bem as nossas orientações”, afirmou o tenente Waldemar, comandante dos guarda vidas em Salvaterra.
“Ficamos na praia, das 8 às 18 horas, e estamos mesmo com foco para prevenir acidentes. Logo no início das férias, tivemos um acidente com arraia, mas que não mais se repetiu”, disse o tenente. No meio da tarde de sábado, um acidente entre uma bicicleta e uma motocicleta teve três vítimas, uma delas, uma criança de cinco anos. As vítimas foram atendidas e receberam socorro imediato, mas a criança acabou não resistindo aos ferimentos.
Salvaterra é uma das mais belas praias do Estado. E recebe muitos turistas. Quem escolheu o lugar foi a estudante Taynara Miranda, de 20 anos. É a segunda vez em que ela vem à Salvaterra, a convite de uma amiga. “Cheguei no sábado, mas já volto no domingo. Acho que vale vir aqui, mesmo que seja rápido. A praia é bonita, e mesmo com muita gente, é tranquila”, disse a estudante.