Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Operação Verão prende 29 pessoas no segundo fim de semana das férias

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/07/2015 19h24

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) consolida na manhã desta segunda-feira (13) o balanço do segundo fim de semana das férias escolares, mas, segundo informações preliminares do trabalho integrado das polícias Civil e Militar, na Operação Verão 2015, até à tarde de domingo (12), 29 prisões foram feitas nos 26 balneários cobertos com reforços da corporação no veraneio.

Do total, dois são foragidos recapturados em Salvaterra, no Marajó, e Outeiro, em Belém, e cinco presos em flagrante por conduzir veículo automotor sob efeito de álcool, em Salinas, no litoral nordeste paraense. A maior parte dos presos, 19, responde por tráfico de drogas. O segundo maior registro foi o de crime de alcoolemia (dirigir sob efeito de álcool). 

Segundo informações do serviço da Secretaria Municipal de Tributos, que mantém um posto de fiscalização para pagamento de taxas na Vila de Pindorara, em Salinópolis, cerca de 140 ônibus seguiram para a Praia do Atalaia neste domingo. Ainda em Salinópolis, desde o início da operação, o trabalho do Batalhão do Corpo de Bombeiros registrou 30 ocorrências, a maior parte casos com animais marinhos.

“Sujeira e restos de comidas jogados na praia acabam por chamar peixes que ferram as pessoas e liberam toxinas”, disse o capitão Diego Andrade. Ao todo, 50 homens atuam nas praias e em áreas de grande fluxo de Salinópolis, entre eles as praias da Corvina e Farol Velho, além do Lago da Coca Cola. Algumas ocorrências com objeto cortante e crianças perdidas também foram registradas. O Corpo de Bombeiros também orientava os banhistas com início da preamar (por volta das 13h30 do sábado).

Trânsito – Dirigir sob o efeito de álcool e a falta do uso do cinto de segurança foram as principais ocorrências registradas pelos agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em Salinas. Durante a preamar, os agentes orientaram motoristas a seguir os atalhos da praia do Atalaia. “Quando a maré enche, pedimos aos condutores para seguir pelo ‘Atalho do Mazola’, que fica no final da praia”, disse o agente Raimundo Valentim. O Detran escalou 15 agentes de fiscalização, por turno, para orientar o fluxo na faixa de areia e prevenir acidentes.

Na entrada da Praia do Atalaia, homens da Polícia Militar, entre integrantes do Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do ostensivo operacional, mantinham-se atentos à movimentação dos veranistas. O helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) fez sobrevoos nas praias da Corvina, Atalaia, Farol Velho.

Em Mosqueiro, o Batalhão da PRE, que atua na PA-391 (Belém-Mosqueiro) contou com 18 policiais no plantão do fim de semana. As abordagens dos agentes averiguavam documentação de veículos e de motoristas, além de fazerem buscas por drogas e armamento ilegal. Três equipes de resgate do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e três viaturas do Detran se mantiveram a postos. Nas onze praias do distrito, 80 bombeiros atuaram, em duplas, como guarda-vidas. Um afogamento, sem óbito, foi registrado no Chapéu Virado.