Governo do Pará garante moradia digna para mais de 660 famílias de povos tradicionais em 2025
Foram 394 famílias de indígenas, 120 quilombolas e 149 ribeirinhos, sendo 45 da ação COP30 Sustentável, que receberam o benefício habitacional "Sua Casa" no último ano. O programa continuará este ano com atenção total aos povos tradicionais do Pará
O governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), beneficiou mais de 660 famílias com o Programa Habitacional "Sua Casa" no ano de 2025. Receberam o auxílio 394 indígenas; 149 ribeirinhos, dois quais 45 fazem parte da ação COP 30 Sustentável; e 120 quilombolas.
A ação COP30 Sustentável faz parte do Programa Habitacional "Sua Casa", com destaque para casas sustentáveis que estão sendo feitas com tijolos ecológicos, sistema de biodigestor e energia solar, nas ilhas de Belém. Inicialmente, estão sendo construídas 45 unidades.
Segundo o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, a atenção às necessidades de moradia digna aos povos tradicionais se intensificará em 2026. “Está no planejamento estratégico da Cohab levar o benefício habitacional 'Sua Casa' para 300 quilombolas em 2026, além de ampliar a atenção aos indígenas e ribeirinhos, que em 2025 ganharam o projeto COP30 Sustentável, que está construindo moradias em perfeita sintonia com o meio ambiente nas regiões das ilhas de Belém”, pontuou Pioneiro.
Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o programa de governo "Sua Casa" foi criado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, por meio de decreto 8.967 de 30 de dezembro de 2019. O objetivo do programa é proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população do Pará. O programa consiste na concessão de dois benefícios: auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional, e auxílio para a contratação da mão de obra para a execução do serviço para a melhoria da qualidade de vida da população. O valor do benefício pode chegar até R$ 21 mil.
A quilombola de Abatetuba, Tenilhe do Nascimento, produtora rural, conta que conseguiu iniciar a obra da casa dela na zona rural, mas não conseguiu terminar, “porque a gente que trabalha com a terra não tem condições de fazer a nossa obra de uma vez, vai fazendo aos pouquinhos, e com a ajuda do governo agora vou poder realizar o meu sonho de ter a minha casa toda construída. Sou muito grata por essa ajuda do governador Helder”.
Ao todo, em 2025, a Cohab beneficiou com o Programa Habitacional "Sua Casa" mais de 15 mil famílias no Pará, somando a quantia de cerca 160 mil famílias contempladas com o recurso para habitação desde que o Programa foi criado, em 2019, pelo governador Helder Barbalho.
