Simão Jatene visita Hospital Oncológico Infantil
O Hospital Oncológico Infantil, um centro anexo ao Hospital Ophir Loyola especializado no tratamento do câncer para crianças e jovens até 19 anos, tem inauguração prevista para o segundo semestre deste ano. Com a estrutura física pronta, a obra está em fase de licitação para a escolha da organização social que vai gerenciar o espaço. Na tarde desta segunda-feira, 13, o governador Simão Jatene e os secretários de Saúde Pública, Victor Matheus, e de Obras Públicas, Noêmia Jacob, fizeram visita técnica à unidade.
O centro abre mais de 100 novos leitos – dez na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – divididos em cinco andares, onde estão distribuídas as áreas de quimioterapia, centro cirúrgico, centro de terapia intensiva, clínicas pediátrica e de ginecologia, além de ambientes destinados especialmente às crianças, como biblioteca, brinquedoteca e um solário. O espaço foi todo decorado com imagens de desenhos que as crianças internadas no Ophir Loyola produzem durante as oficinas.
O Hospital Oncológico Infantil oferece melhores condições de acomodação aos pacientes e expande os serviços para setores antes não cobertos no Pará, como a implantação do serviço de transplante de medula óssea. Isso vai dar condições de atendimento para os pacientes de leucemia, evitando que eles sejam encaminhados para outros Estados.
Segundo Simão Jatene, o atendimento oncológico infantil é sonho antigo. “Esse hospital vai cuidar das nossas crianças que enfrentam o desafio de lutar contra uma doença dura, mas possível de ser vencida, sobretudo hoje em dia, com equipamentos, uma equipe médica preparada e amor. É um projeto nosso do primeiro mandato, de que precisávamos. O hospital está pronto e é muito bonito. Estamos na fase de contratação de pessoal e definição do sistema de funcionamento”, disse o governador.
Além das resoluções administrativas do hospital, também está sendo feita a instalação de equipamentos médicos. Em seguida, será feita a desinfecção do ambiente hospitalar. A nova ala do Hospital Ophir Loyola vai oferecer um espaço exclusivo para o tratamento do câncer infantil, o que representa um avanço importante na qualidade do atendimento médico nos hospitais públicos do Estado.
Ainda segundo o governador, o centro vai trazer benefícios para todo o sistema de saúde pública. “Ele vai permitir que a gente possa reduzir a pressão do Ophir Loyola, já que uma parcela das mães e crianças que estão hoje lá será transferida para cá, permitindo que a gente faça as reformas necessárias e ajuste o serviço. A partir de muito breve vamos melhorar o sistema como um todo, que será cada vez mais eficiente”, concluiu.