Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Novo helicóptero do Graesp vai reforçar combate à criminalidade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/07/2015 19h10

Na manhã desta terça-feira, 14, Belém recebeu a mais nova aquisição do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), o helicóptero modelo EC 145 C2, que deve potencializar as ações de combate à criminalidade, Defesa Civil e saúde em todo o Estado, com destaque para a região de impacto das obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu.

Por volta das 9h, a aeronave pousou no hangar do governo do Estado, vinda da cidade de Shreveport, no estado americano da Louisiana. Antes de chegar à capital paraense, o helicóptero passou a noite da última segunda-feira, 13, em Macapá (AP). É o primeiro helicóptero biturbina do governo do Estado, adquirido por meio de convênio com a Norte Energia, que visa atender às ações compensatórias relativas ao empreendimento da usina de Belo Monte.

“Esse novo equipamento vai permitir maior apoio a operações em lugares de difícil acesso e que precisam de atendimento emergencial. O Estado ganha um grande recurso no combate à criminalidade e ao socorrismo. É o primeiro do Norte e da Amzônia”, destaca o titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Jeannot Jansen.

A partir de agora, a Segup tem 11 aeronaves gerenciadas pelo Graesp: oito de asas rotativas e três com asas fixas. A aeronave EC 145 C2 seguiu, ainda pela manhã, com destino à capital do Espírito Santo, Vitória, onde serão feitos os trâmites alfandegários, a fim de credenciar o helicóptero às primeiras operações no Pará, previstas já para o mês de agosto.

O chamado Guardião 5 conta com espaço para onze pessoas, incluindo a tripulação. A aeronave é composta por bancos para emprego de tropa, kit aeromédico e estabilizador de vítimas graves (UTI) e kit VIP. Com o prefixo PR-PPA, será o nono helicóptero EC 145 C2 entregue a órgãos governamentais, contando as aeronaves adquiridas pelo Rio de Janeiro, a compor a frota da Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil do Brasil e o 1° da Região Norte e Amazônica. O equipamento vem ainda equipado com recursos especiais, dentre eles imageador térmico e farol de busca, flutuadores para rio e oceano, guincho com kit rapel, corta-cabo, filtro de areia, protetor de rotor de caldas e janelas traseiras.