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JOÃO PAULO II

Obras de interligação iniciam e trânsito flui sem problemas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/10/2017 00h00

Iniciaram às 6h desta segunda-feira (16) as obras de interligação da avenida João Paulo II com o viaduto do Coqueiro, em Ananindeua. Durante toda a madrugada, operários trabalharam na colocação da sinalização temporária, que auxiliará o tráfego no local. As interdições iniciadas hoje, seguem até o dia 06 de novembro.

Desde às 7h, uma das pistas do viaduto, já estava liberada para que quem vinha de Ananindeua, pudesse acessar a BR-316, tanto em direção a Marituba, quanto para posterior retorno com destino a Belém. Concomitantemente, as equipes que trabalham nesta etapa da obra, que é a construção da quarta pétala do viaduto e a posterior interligação da João Paulo II com o sistema viário existente, já haviam iniciado.

O plano montado para o primeiro período de interdições acontece da seguinte maneira: desta segunda-feira (16), até o dia 26 deste mês, de meia-noite às 15h, no sentido Belém-Cidade Nova, os motoristas deverão passar do viaduto e fazer o retorno na rodovia BR-316 após a Unimed (onde foi colocado um semáforo para auxiliar) e entrar à direita para acessar a rodovia Mário Covas. Já quem vier da Cidade Nova em direção à Marituba, poderá subir o viaduto normalmente (que estará com meia pista liberada) para acessar a BR-316.

Já a partir das 15h, o sentido do tráfego da meia pista liberada será invertido. Quem vier da Cidade Nova em direção à Marituba deverá pegar a BR- 316 em direção a Belém e fazer o retorno no semáforo localizado em frente ao Hospital Metropolitano. Quem estiver trafegando no sentido Belém-Cidade Nova deverá subir o elevado, normalmente.

O agente da PRF, Tarcísio Brito, informou que todo o esquema de interdição foi pensado para minimizar, o máximo possível, os transtornos à população. “Procuramos nos cercar de toda a sinalização possível: luminosa, por cone, desvios com barreira, sinal de trânsito, placas, tudo para que o motorista dirija em alerta e siga seu caminho sem problemas. O apoio da mídia também foi importante, para divulgar previamente essas alterações, contribuindo para evitar problemas no trânsito”, avaliou.

A Diretora Executiva da NGTM, Marilena Mácola, explicou sobre o início dos trabalhos. “Começamos ainda na madrugada, preparando tudo para iniciar o bloqueio do tráfego no viaduto sem qualquer problema. Iniciamos hoje os trabalhos de engate e movimento da quarta pétala do viaduto do Coqueiro com o corte do pavimento do viaduto. Até dia 6 de novembro esse engate estará concluído”.

No local desde o início da manhã, o diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Cesar Meira, comemora o início das obras de interligação e afirma que tudo acontece conforme o planejado. “A campanha de divulgação realizada pelo Governo do Estado foi bem aceita pela população. Tudo o que está acontecendo é um bom sinal, e mostra que as obras de prolongamento da João Paulo estão na reta final. Agora as obras seguem direto, sempre com homens trabalhando de 6h às 22h, de domingo a domingo para cumprirmos os prazos”, complementou.

Mobilidade - A nova avenida será uma via metropolitana de duas pistas para tráfego geral, cada uma com 10,50 metros de largura, dividida em três faixas de tráfego com 3,50 metros cada. Na maior parte de seu comprimento, com 2,50 metros de acostamento, 2,50 metros para ciclovia bidirecional, 2 metros de calçada do lado esquerdo e 1,20 m do lado direito. A via será separada por canteiro central, que terá largura variável. A nova via possuirá acostamentos, ciclovias e calçadas, respeitando os preceitos legais de acessibilidade. Também contará com drenagem, iluminação pública e monitoramento de segurança. Sete passarelas para pedestres serão implantadas ao longo da via, às proximidades dos seis pares de pontos de ônibus urbanos. Toda a obra terá 4,7 quilômetros.

Proteção - Outra importante contribuição que a obra trará para a RMB é a preservação ambiental, pois a via funcionará como uma barreira física e sanitária para a Área de Preservação Ambiental (APA) Belém. O projeto traz a Biofitorremediação, um eficiente sistema de captação e tratamento de águas provenientes das seis bacias de contribuição, que hoje estão sendo lançadas diretamente no Parque do Utinga, o que diminuirá a contaminação dos mananciais da cidade e reduzirá o índice de doenças causadas por mosquitos, trazendo mais saúde e qualidade de vida para a comunidade.

Também faz parte do projeto a primeira rede de telecomunicações do Estado, com cabos subterrâneos de fibra óptica, que serão utilizados para transferência de dados e internet de alta capacidade. O projeto permitirá a integração de unidades do Estado, como escolas e prédios públicos, a promoção da segurança pública, por meio de monitoramento remoto pelas polícias e ainda, beneficiar a população do entorno, com pontos de internet de acesso livre WiFi, em espaços públicos.

Investimentos - As obras da nova avenida, que representa a segunda etapa do projeto Ação Metrópole, totalizam investimentos na ordem de R$ 300 milhões, sendo R$ 104 milhões de recursos provenientes do FGTS/ Caixa Econômica; R$ 80 milhões do OGU/ Caixa Econômica e R$ 118 milhões de contrapartida do governo, verba oriunda do Tesouro Estadual.