Hospital Regional de Oriximiná realiza 1.397 intervenções farmacêuticas em 2025
A iniciativa reforça a segurança do paciente e o cuidado humanizado na unidade
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ), por meio da Farmácia Clínica, apresentou o balanço das atividades realizadas ao longo de 2025. No período, foram registradas 1.397 intervenções farmacêuticas, com 5.549 prescrições analisadas e 33.261 medicamentos avaliados, evidenciando um trabalho contínuo, criterioso e tecnicamente qualificado.
As intervenções concentraram-se, principalmente, na identificação e prevenção de interações e incompatibilidades medicamentosas, ajustes de aprazamento e otimização da farmacoterapia, com foco na segurança do paciente e no uso racional dos medicamentos.
A paciente Damiana Oliveira Sousa, de 56 anos, moradora do município de Juruti, relata a importância desse acompanhamento durante o período em que esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Eu vim para o hospital com problema de água no pulmão e aqui encontrei excelentes profissionais, de primeira qualidade. A farmacêutica todos os dias ia até a UTI, perguntava como eu estava, sobre a medicação e se eu tinha alguma alergia. Vi uma grande preocupação com a gente, isso me deixou muito feliz, assim como com os demais profissionais do hospital”, relatou.
As intervenções farmacêuticas reforçam o papel do farmacêutico como profissional essencial na tomada de decisão clínica, atuando de forma preventiva, reduzindo riscos e promovendo a segurança do paciente. A farmacêutica Mariane Vasconcelos de Oliveira Santos explica como ocorre esse acompanhamento no HRMJ.
“O farmacêutico aqui no HRMJ tem um papel muito importante. Desde a admissão do paciente realizamos uma anamnese detalhada e, a partir dessas informações, fazemos o risco farmacoterapêutico. Com isso, definimos como será o acompanhamento: se o paciente precisará ser visitado diariamente, três vezes por semana ou semanalmente”, explicou.
Durante a semana, a Farmácia Clínica participa do Round multiprofissional, reunião realizada com a equipe da UTI e demais profissionais para alinhamento das condutas assistenciais.
“No Round, somos questionados sobre como está a farmacoterapia dos pacientes, se há alguma reação adversa, se há necessidade de ajuste de posologia ou troca de medicamentos, especialmente no caso de antibióticos e pacientes dialíticos ou com doenças renais”, completou a farmacêutica.
Mais do que números expressivos, os resultados alcançados refletem o amadurecimento institucional do hospital, com fortalecimento dos processos, integração multiprofissional e a consolidação do farmacêutico como agente central na segurança do paciente e na eficiência assistencial.
O diretor técnico do HRMJ, Cláudio Almeida, destaca a importância da Farmácia Clínica na rotina hospitalar. “A atuação da Farmácia Clínica gera impacto direto tanto na sustentabilidade do hospital quanto na segurança dos pacientes e no uso racional de medicamentos pelos nossos profissionais médicos, seja na UTI, no Pronto Atendimento ou na Unidade de Internação. Os resultados são muito positivos desde o início do serviço, em abril, até os dias atuais, e esperamos contar com a colaboração do setor também em 2026”, afirmou.
Atendimento humanizado 100% SUS
O Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus é referência em saúde pública e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade dispõe de 26 leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos de acolhimento para cuidados iniciais e acompanhamento dos pacientes.
O hospital oferece exames de colonoscopia, endoscopia digestiva, eletrocardiograma, raio-X digital, tomografia com e sem contraste, ultrassonografia (geral e com Doppler), além de análises laboratoriais, ampliando a capacidade diagnóstica e assistencial da região.
Texto: Uéliton Martins (HRMJ)
