Setur faz visita técnica para formatação de cursos em Ecoturismo
Uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) fez visita técnica à comunidade do Abacatal, município de Ananindeua, nesta quarta-feira, 15. A ação faz parte da formatação dos módulos de aulas práticas do curso de “Condutor de Trilha e Caminhadas”, que será executado em parceria com o Batalhão de Policial Ambiental (BPA) e Setur, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQtur).
Na comunidade foi criada a Associação de Moradores e Produtos Quilombolas do Abacatal/Aurá, que produz itens como farinha e goma de tapioca, farinha de mandioca, tucupi, galinha caipira, peru e uma variedade de frutas regionais, além de artesanato. Toda a renda obtida com a venda dessa produção é revertida em beneficio da comunidade, que investe também na infraestrutura local, já que a vila está inserida em um roteiro de turismo ecológico
O turista que visita a comunidade do Abacatal tem a oportunidade de vivenciar o modo de vida local, além de aproveitar as trilhas, caminhadas e passeios pelos rios, igarapés disponíveis.
De acordo com a coordenadora do PEQtur, Flávia Lima, a área, de 548 hectares, possui um potencial para o desenvolvimento da atividade turística e, consequentemente, para servir como base de apoio às aulas práticas do curso de “Condutor de Trilhas”. A atividade turística impactará positivamente na economia das 107 famílias residentes na comunidade. Para chegar no Abacatal, além do meio terrestre, há transporte fluvial realizado por meio de lanchas.