Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Criança internadas na pediatria da Santa Casa recebem a visita de Papai e Mamãe Noel e presentes da primeira-dama do Estado

Foram distribuídos mais de 150 brinquedos. A ação teve o apoio da vice-governadora Hana Ghassan e do governador Helder Barbalho

Por Etiene Andrade (SANTA CASA)
19/12/2025 11h19

Com Theo, de 3 meses, no colo e todo vestido de Papai Noel, Thaynara Lopes, que acompanha o filho hospitalizado desde que nasceu, se alegrou ao ver a comitiva da primeira dama do Estado que, junto com Papai e Mamãe Noel, trouxe um pouco da magia do Natal às crianças internadas na pediatria do hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e aos seus acompanhantes.

“Acho muito importante esse tipo de iniciativa. Às vezes as pessoas estão há tanto tempo no hospital que basta uma visita como essa pra ajudar a descontrair”, afirmou Thaynara.

Ana Vitória, de 6 meses de vida, e a mãe, Eliade Duarte, também capricharam no traje para ver Papai Noel chegar na enfermaria pediátrica da Santa Casa.

“A Ana Vitória foi mesmo uma vitória, porque nasceu prematura extrema, com 740 gramas e desde então eu estou aqui com ela. Então, pra gente que está aqui há tanto tempo, isso é maravilhoso porque é um momento de alegria e ela está desde manhã arrumada para  essa festinha”, contou a mãe da menina.

Ana Vitória e a mãe escolheram trajes especiais para receber a visita

Este é o sétimo ano consecutivo que a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, faz a entrega de brinquedos, doados pelo Governo do Estado, para os pequenos pacientes da Santa Casa durante o Natal. Um gesto de solidariedade sempre muito esperado.

“O Natal para nossas crianças da nossa Santa Casa representa essa esperança, então é uma tradição, a vinda das pessoas para fazer essa doação, do Governo do Estado, todo ano a gente já tem uma data marcada para esse momento e é um momento ímpar, em que tem o encontro com o Papai Noel, tem o lúdico e as famílias já ficam aguardando e isso traz um sentimento de alegria, um sentimento de motivação para essas crianças que passam por tanto sofrimento aqui, então para a gente é um momento importantíssimo e que a cada ano a gente aprimora mais e a intenção é que a gente leve um pouquinho de esperança de fato para quem tanto precisa”, reforçou a diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da FSCMPA, Walda Valente.

Para Daniela Barbalho, a visita ao hospital, juntamente com a entrega dos brinquedos, se consolida a cada ano como um momento de fé que remete à tradição do Natal.

“Natal é uma época de reflexão, de solidariedade, de refletirmos sobre o ano todo que passou, sobre o nascimento de Jesus e a presença de Deus. E poder estar aqui, junto com as crianças, com os pais, as mães, avós, que estão, às vezes, há meses e até anos distantes de casa, a lembrança, o presente, é apenas uma forma de a gente dizer que nós estamos juntos e nos solidarizamos com eles e torcemos para que logo possa estar em casa com seus filhos plenamente recuperados”, declarou a primeira-dama.

A visita aconteceu durante a tarde de quarta, 18. Foram distribuídos mais de 150 brinquedos às crianças internadas nas enfermarias pediátricas, UTIs e na unidade de terapia renal substitutiva.